quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
Geral

Búzios encena Via Sacra na sexta-feira da Paixão

Evento religioso está marcado para começar às 18h, na Praça Santos Dumont

05 abril 2019 - 10h00
Búzios encena Via Sacra na sexta-feira da Paixão

Na sexta-feira da Paixão, dia 19 de abril, Búzios será palco da tradicional encenação da Via Sacra. O evento religioso, que retrata a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, está marcado para começar às 18h, na Praça Santos Dumont, no Centro da cidade. 

Aberta à população em geral, a encenação conta com apoio da Prefeitura de Búzios e será realizada por cerca de 150 atores, moradores da cidade e integrantes da comunidade católica local, membros da Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia. O trajeto começa na Praça Santos Dumont, seguindo em procissão pela Orla Bardot, até a Igreja de Sant’Anna, na praia dos Ossos, ponto final da encenação.

Paixão de Cristo - A Via Crucis (caminho da cruz) é a definição do trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da Via Sacra, como também é chamada, consiste em percorrer, mental e fisicamente, a caminhada de Jesus carregando a cruz, até o monte Calvário, meditando sobre o significado espiritual da Paixão de Cristo. Tal exercício teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII).
 Os fiéis que percorriam na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo, começaram a reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada inclui quatorze estações, onde cada uma apresenta uma cena da Paixão, iniciando com a condenação de Jesus à morte e culminando com a sua ressurreição.