terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos beer fest
SAÚDE

Búzios é o primeiro município do estado a adotar o uso da cannabis medicinal

Programa municipal vai permitir atender a 380 crianças portadoras do espectro autista e 60 crianças com Epilepsia Refratária

28 novembro 2021 - 14h27Por Redação

Na sessão do último dia 23 da Câmara Municipal de Búzios foi aprovado por unanimidade em pedido de urgência o Projeto de Lei de autoria do vereador Aurélio Barros (Patriota), que garante o uso e a distribuição de cannabis medicinal no município. Dentre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, Búzios é a primeira cidade a regulamentar, na rede pública de saúde, o uso da cannabis medicinal para tratamentos de autismo, epilepsia refratária e dor crônica que não respondem aos tratamentos convencionais.

De acordo com o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, desde o início do ano já estava sendo discutido com a equipe técnica da saúde, o uso do medicamento.

– Fizemos a Conferência Municipal de Saúde cujo tema central foi Saúde Mental, e uma das mesas temáticas, foi o uso da Cannabis Medicinal para o tratamento de crianças e adolescentes autistas e Epilepsia Refratária. onde foi apresentado os estudos e avanços com a utilização do canabidiol nessa clientela. O Projeto de Lei liberando a compra do medicamento pela Secretaria Municipal de Saúde, para distribuição a pacientes que sejam elegíveis ao tratamento é um grande passo que está sendo dado. O remédio a base de Cannabis já está sendo incluído na Relação de Medicamentos Municipal (REMUME). Temos atualmente, dois médicos especialistas prescritores do medicamento. Estamos planejando para fevereiro de 2022, o Fórum Municipal de Cannabis Medicinal de Armação dos Búzios, onde apresentaremos os resultados do trabalho que estamos realizando a nossa população – explica.

O programa vai permitir atender a 380 crianças portadoras do espectro autista e 60 crianças com Epilepsia Refratária, que não respondem aos tratamentos convencionais, além de iniciar o atendimento às pessoas portadores de dor crônica, dores oncológicos e neuropatias.

Para o prefeito Alexandre Martins, os resultados na área da medicina são positivos, principalmente para os autistas. Ser a primeira cidade do estado, mostra que a saúde é prioridade da sua administração.

– É um avanço muito importante para a ciência, por isso decidi autorizar o uso da Cannabis Medicinal, no município. Tenho visto relatos sobre o medicamento e em todas as doenças que ele atuar positivamente, entendo que irá proporcionar um grande conforto para os doentes e familiares – enfatizou Alexandre.