Assine Já
segunda, 02 de agosto de 2021
Região dos Lagos
23ºmax
13ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46523 Óbitos: 1889
Confirmados Óbitos
Araruama 11454 362
Armação dos Búzios 5517 58
Arraial do Cabo 1588 87
Cabo Frio 12706 765
Iguaba Grande 4804 116
São Pedro da Aldeia 6205 275
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
MEIO AMBIENTE

Búzios disponibiliza conteúdo técnico sobre unidades de conservação

Sugestões sobre novas Unidades de Conservação APA das Águas de Tucuns e Parque das Dunas e Restingas de Tucuns podem ser enviadas a partir de segunda (12)

10 julho 2021 - 16h00Por Rodrigo Branco

A  Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismode Búzios acaba de disponibilizar no site da Prefeitura, o conteúdo técnico referente à criação das Unidades de Conservação APA das Águas de Tucuns e Parque das Dunas e Restingas de Tucuns. A criação das duas Unidades de Conservação objetiva otimizar a qualidade de vida da população nos bairros de Capão, Cem Braças, São José e Tucuns.

O conteúdo ficará disponível para análise e colaboração de técnicos, pesquisadores, moradores, frequentadores, associação de moradores, conselhos municipais e outras instituições e pessoas interessadas em colaborar com a temática. As sugestões poderão ser encaminhadas por um período de 21 dias, a partir desta segunda-feira (12).

Na APA das Águas, busca-se equacionar históricos problemas urbanístico-ambientais, além de realizar intervenção em aspectos como alagamentos, ocupação irregular, desmatamentos, saneamento básico e infraestrutura. A intervenção vai promover a valorização dos bairros incluídos. Não é objetivo inviabilizar novas construções, mas apenas realizar o ordenamento construtivo, viabilizando assim a solução dos problemas crônicos da região, já citados acima.

No Parque das Dunas e Restingas de Tucuns, uma Unidade de Conservação de preservação integral, pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação, tem-se como diretriz preservar e restaurar os ecossistemas, sendo significativa parte deles já enquadrada como Áreas de Preservação Permanente pelo Código Florestal Brasileiro.

Ressalta-se que, conforme a legislação pertinente ao tema, as duas unidades prevêem a criação de seus respectivos Conselhos Gestores, com composição multidisciplinar e multisetorial, e a elaboração de seus Planos de Manejo, os quais terão ampla participação da sociedade civil e instituições relativas ao assunto.

Para interessados em encaminhar sugestões e colaborações, serão agendadas reuniões presenciais ou online, com a equipe técnica da SEAPUR, através do email: [email protected]

A Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo se coloca inteiramente à disposição para esclarecer dúvidas pertinentes ao tema.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.