Assine Já
quarta, 27 de outubro de 2021
Região dos Lagos
24ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52450 Óbitos: 2151
Confirmados Óbitos
Araruama 12382 441
Armação dos Búzios 6530 73
Arraial do Cabo 1736 93
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6993 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
BÚZIOS

Búzios completa 24 anos de emancipação

Liberdade foi conquistada através de peblicito com 96% dos votos a favor

11 novembro 2019 - 19h44Por Rodrigo Cabral
Búzios completa 24 anos de emancipação

Foi uma vitória arrebatadora. Há 24 anos, Armação dos Búzios tornava-se município do Brasil, após escolha por plebiscito. Foram 4.227 votos a favor da emancipação de Cabo Frio e 118 contra, além de 56 votos em brancos, conforme noticiou à época a Folha dos Lagos. O “sim” conquistou 96% dos eleitores, tornando real o sonho de liberdade do balneário consagrado por Brigitte Bardot.

De lá para cá, Búzios consagrou-se como um dos destinos turísticos mais procurados do mundo e abocanhou, assim como outros municípios da região, recursos advindos dos royalties de petróleo – no ano passado,  a arrecadação total com os repasses foi de R$ 78.194.974,06. Mas há também os ônus nessa caminhada com os próprios pés. O entra-e-sai de prefeitos, nos últimos meses, ficará para sempre gravado na história do município como um momento crítico de instabilidade política. A Justiça, no entanto, manteve o vice Henrique Gomes no cargo, a despeito das tentativas de retorno de André Granado, prefeito afastado

– Quem acompanhou todo o processo de formação desta cidade desde que separamos de Cabo Frio em 1995, sabe o quanto avançamos e amadurecemos como município – comenta, no entanto, Henrique Gomes.

O prefeito em exercício adianta ainda quais os planos do governo para os próximos meses de gestão.

– Para o próximo ano vamos seguir no rumo que estamos, aumentando a arrecadação, promovendo a reforma administrativa que vai nos permitir avançar ainda mais, promovendo obras que qualificam a cidade com boa estrutura para o morador. Estamos finalizando a obra da nossa principal via de acesso, a José Bento Ribeiro Dantas, e em breve iniciamos a segunda fase da obra, até o Largo do Ceceu, com calçada, ciclovia e cobertura asfáltica. Estamos completando o cinturão de atendimento básico ao cidadão. Com a UBS de Geribá, que está em construção, vamos atingir cem por cento de cobertura. Também em curso, a obra da nossa maior escola municipal, no bairro de Cem Braças. O cidadão pode esperar muitas benfeitorias e mais planejamento de cidade.

Voto eletrônico, novidade na época

O plebiscito de Búzios foi acompanhado pelos então presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministros Carlos Velloso e Marco Aurélio de Mello. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Antônio Carlos Amorim, também esteve presente durante toda a votação e disse que o sistema de voto eletrônico – uma novidade na época  correspondeu às expectativas da Justiça Eleitoral. Carlos Velloso também aprovou o sistema.

– Não existirá fraude pelo computador – afirmou Carlos Velloso.

O quórum do plebiscito foi garantido através do transporte de eleitores autorizado pela Justiça Eleitoral. Carros, ônibus de graça e até ambulâncias foram utilizadas pelos emancipacionistas para levar os eleitores à escola municipal Nicomedes Theotônio Vieira, em Manguinhos, onde foram instalados os terminais para receber o voto eletrônico dos eleitores.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.