quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Bombeiros comemoram verão sem mortes nas praias da região

​Número de socorros no Carnaval também sofreu queda

09 março 2019 - 11h17
Bombeiros comemoram verão sem mortes nas praias da região

Com o fim da folia do Carnaval, o 18° Grupamento de Bombeiros Militar festeja bons resultados nesta alta temporada. De acordo com o comando do 18° GBM, mesmo com a grande quantidade de turistas que visitam as cidades e praias da região, não houve casos de óbito por afogamento durante todo o verão.

Em todo o Estado do Rio de Janeiro, a Operação Verão do Corpo de Bombeiros (CBMERJ) começou em dezembro do ano passado e até o fim de março irá contar com 1,3 mil guarda-vidas. Desde o início, a operação já salvou mais de 3,1 mil banhistas em todo o Estado, ajudando a reduzir em cerca de 80% o número de afogamentos em toda a orla fluminense. No mesmo período da última operação, entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, foram realizados mais de 16 mil salvamentos.

Nos municípios sob a guarda do 18° GBM, a Operação Verão contou com 120 guarda-vidas e o apoio de motos aquáticas, jetskis, lanchas e um helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), de Jacarepaguá. Segundo o comandante do 18° GBM, coronel Marcelo Fidalgo, os números apresentados com o fim do Carnaval foram positivos e, de acordo com ele, são resultado de um trabalho de prevenção realizado pelo Corpo de Bombeiros.

– O nosso saldo foi extremamente positivo, sem ter nenhum óbito por afogamento em praias da nossa região no verão inteiro. Diante de todo o trabalho de prevenção que estamos fazendo durante o ano inteiro, a gente conseguiu reduzir não só agora durante o carnaval, mas durante a alta temporada inteira, em aproximadamente 90% o número de afogamentos, comparado com o mesmo período do ano passado. Neste carnaval, para se ter uma ideia, tivemos aproximadamente 28 socorros, enquanto no ano passado foram pouco mais de 300. É um saldo extremamente positivo, não só para o Corpo de Bombeiros, mas para toda a região, e acreditamos que informando os meios de prevenção para a sociedade, ela automaticamente vai se prevenir e evitar acidentes – disse ele.

O comandante das atividades de salvamentos marítimos do CBMERJ, tenente-coronel Glauco Lorite, explica como foi feito o trabalho de prevenção que ajudou não só o 18°GBM, mas todo o CBMERJ a conquistar números positivos durante este verão.

– Abordamos os banhistas em locais de risco e explicamos sobre os cuidados que devem tomar ao entrar no mar. Em alguns locais, como Cabo Frio, Barra da Tijuca e Copacabana, foram distribuídos materiais informativos. Temos notado que a população está cada vez mais consciente e procura respeitar a sinalização – explicou.