Assine Já
domingo, 07 de março de 2021
Região dos Lagos
26ºmax
22ºmin
Tropical
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 27215 Óbitos: 935
Confirmados Óbitos
Araruama 6957 183
Armação dos Búzios 3258 33
Arraial do Cabo 865 38
Cabo Frio 7501 359
Iguaba Grande 2573 58
São Pedro da Aldeia 3610 130
Saquarema 2451 134
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Bombeiros comemoram verão sem mortes nas praias da região

​Número de socorros no Carnaval também sofreu queda

09 março 2019 - 11h17
Bombeiros comemoram verão sem mortes nas praias da região

Com o fim da folia do Carnaval, o 18° Grupamento de Bombeiros Militar festeja bons resultados nesta alta temporada. De acordo com o comando do 18° GBM, mesmo com a grande quantidade de turistas que visitam as cidades e praias da região, não houve casos de óbito por afogamento durante todo o verão.

Em todo o Estado do Rio de Janeiro, a Operação Verão do Corpo de Bombeiros (CBMERJ) começou em dezembro do ano passado e até o fim de março irá contar com 1,3 mil guarda-vidas. Desde o início, a operação já salvou mais de 3,1 mil banhistas em todo o Estado, ajudando a reduzir em cerca de 80% o número de afogamentos em toda a orla fluminense. No mesmo período da última operação, entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, foram realizados mais de 16 mil salvamentos.

Nos municípios sob a guarda do 18° GBM, a Operação Verão contou com 120 guarda-vidas e o apoio de motos aquáticas, jetskis, lanchas e um helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), de Jacarepaguá. Segundo o comandante do 18° GBM, coronel Marcelo Fidalgo, os números apresentados com o fim do Carnaval foram positivos e, de acordo com ele, são resultado de um trabalho de prevenção realizado pelo Corpo de Bombeiros.

– O nosso saldo foi extremamente positivo, sem ter nenhum óbito por afogamento em praias da nossa região no verão inteiro. Diante de todo o trabalho de prevenção que estamos fazendo durante o ano inteiro, a gente conseguiu reduzir não só agora durante o carnaval, mas durante a alta temporada inteira, em aproximadamente 90% o número de afogamentos, comparado com o mesmo período do ano passado. Neste carnaval, para se ter uma ideia, tivemos aproximadamente 28 socorros, enquanto no ano passado foram pouco mais de 300. É um saldo extremamente positivo, não só para o Corpo de Bombeiros, mas para toda a região, e acreditamos que informando os meios de prevenção para a sociedade, ela automaticamente vai se prevenir e evitar acidentes – disse ele.

O comandante das atividades de salvamentos marítimos do CBMERJ, tenente-coronel Glauco Lorite, explica como foi feito o trabalho de prevenção que ajudou não só o 18°GBM, mas todo o CBMERJ a conquistar números positivos durante este verão.

– Abordamos os banhistas em locais de risco e explicamos sobre os cuidados que devem tomar ao entrar no mar. Em alguns locais, como Cabo Frio, Barra da Tijuca e Copacabana, foram distribuídos materiais informativos. Temos notado que a população está cada vez mais consciente e procura respeitar a sinalização – explicou.