Assine Já
domingo, 25 de outubro de 2020
Região dos Lagos
23ºmax
19ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 9419 Óbitos: 486
Confirmados Óbitos
Araruama 1914 111
Armação dos Búzios 582 10
Arraial do Cabo 298 15
Cabo Frio 3084 168
Iguaba Grande 826 38
São Pedro da Aldeia 1456 71
Saquarema 1259 73
Últimas notícias sobre a COVID-19
TECNOLOGIA CONTRA O CRIME

Batalhão da PM lança plataforma de segurança em QR code

Cidadãos poderão fazer denúncias anônimas e ter acesso a todos os canais de comunicação

18 setembro 2020 - 23h27Por Rodrigo Branco (com colaboração de Paulo Roberto Araújo)

O 25º Batalhão da Polícia Militar acaba de lançar uma ferramenta tecnológica para auxiliar no combate ao crime na Região dos Lagos. Trata-se da plataforma QR Code de Segurança, que permitirá aos moradores e turistas interagir de forma instantânea com a corporação, por meio dos canais de comunicação do 25º BPM .
O plano é instalar o QR Code em locais de grande circulação como Via Lagos, shoppings, pousadas, hotéis, hospitais, escolas, postos de conveniência, praias e restaurantes. Para ter acesso ao sistema, bastará apontar o celular para o código gráfico.

Será possível acessar endereços, telefones e dicas de segurança. O sistema pode ser instalado em qualquer celular para ter contato imediato com os meios de segurança local e também fazer denúncias anônimas no Facebook e Instagram do 25º BPM. Uma equipe do quartel ficará de plantão para atender aos chamados.
Para a presidenta da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia) e do Conselho Comunitário de Segurança, Patrícia Cardinot, parabenizou o comando do batalhão pela iniciativa, que é apoiada pelas duas entidades que comanda.

– Não poderíamos estar ausentes de uma iniciativa como essa de tamanha importância, que vai ser a proximidade, tanto da população local quanto dos turistas, junto à nossa segurança pública – observou.

As novidades não param por aí. O batalhão começará a patrulhar, juntamente com a Guarda Civil Municipal, a zona turística da Praia do Peró, em bicicletas, motos e carros, a partir de 1º de outubro. O projeto Bike Orla foi anunciado na noite de quinta-feira (17), durante a reunião do CCS. 

O programa vai consolidar a integração dos agentes municipais e estaduais na segurança da zona turística do Peró, que recebeu novos empreendimentos depois que a praia conquistou a Bandeira Azul, selo internacional de qualidade, que vem atraindo muitos turistas, inclusive do Mercosul. 

Segundo o coronel Rodrigo Ibiapina, comandante do 25º BPM (Cabo Frio), em oito meses de 2020 a 126ª DP registrou apenas dois roubos no Peró. O coronel disse que a subnotificação de crimes atrapalha o planejamento da PM para elaborar a mancha criminal de uma região. Ele falou da dificuldade de efetivo, uma vez que o 25º BPM perdeu há pouco 36 agentes que foram cedidos ao TRE ou se afastaram, pois são candidatos a cargos eletivos.

– Dois roubos em oito meses é um índice extremamente baixo. A PM trabalha com técnica, com a mancha criminal. Se as vítimas não forem à delegacia fazer o registro da ocorrência nós não vamos ficar sabendo do ocorrido. Como aconteceu em Búzios, esta integração com a Guarda Municipal será importante para melhorar o policiamento preventivo no Peró – previu o comandante.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.