quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
TECNOLOGIA CONTRA O CRIME

Batalhão da PM lança plataforma de segurança em QR code

Cidadãos poderão fazer denúncias anônimas e ter acesso a todos os canais de comunicação

18 setembro 2020 - 23h27Por Rodrigo Branco (com colaboração de Paulo Roberto Araújo)

O 25º Batalhão da Polícia Militar acaba de lançar uma ferramenta tecnológica para auxiliar no combate ao crime na Região dos Lagos. Trata-se da plataforma QR Code de Segurança, que permitirá aos moradores e turistas interagir de forma instantânea com a corporação, por meio dos canais de comunicação do 25º BPM .
O plano é instalar o QR Code em locais de grande circulação como Via Lagos, shoppings, pousadas, hotéis, hospitais, escolas, postos de conveniência, praias e restaurantes. Para ter acesso ao sistema, bastará apontar o celular para o código gráfico.

Será possível acessar endereços, telefones e dicas de segurança. O sistema pode ser instalado em qualquer celular para ter contato imediato com os meios de segurança local e também fazer denúncias anônimas no Facebook e Instagram do 25º BPM. Uma equipe do quartel ficará de plantão para atender aos chamados.
Para a presidenta da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia) e do Conselho Comunitário de Segurança, Patrícia Cardinot, parabenizou o comando do batalhão pela iniciativa, que é apoiada pelas duas entidades que comanda.

– Não poderíamos estar ausentes de uma iniciativa como essa de tamanha importância, que vai ser a proximidade, tanto da população local quanto dos turistas, junto à nossa segurança pública – observou.

As novidades não param por aí. O batalhão começará a patrulhar, juntamente com a Guarda Civil Municipal, a zona turística da Praia do Peró, em bicicletas, motos e carros, a partir de 1º de outubro. O projeto Bike Orla foi anunciado na noite de quinta-feira (17), durante a reunião do CCS. 

O programa vai consolidar a integração dos agentes municipais e estaduais na segurança da zona turística do Peró, que recebeu novos empreendimentos depois que a praia conquistou a Bandeira Azul, selo internacional de qualidade, que vem atraindo muitos turistas, inclusive do Mercosul. 

Segundo o coronel Rodrigo Ibiapina, comandante do 25º BPM (Cabo Frio), em oito meses de 2020 a 126ª DP registrou apenas dois roubos no Peró. O coronel disse que a subnotificação de crimes atrapalha o planejamento da PM para elaborar a mancha criminal de uma região. Ele falou da dificuldade de efetivo, uma vez que o 25º BPM perdeu há pouco 36 agentes que foram cedidos ao TRE ou se afastaram, pois são candidatos a cargos eletivos.

– Dois roubos em oito meses é um índice extremamente baixo. A PM trabalha com técnica, com a mancha criminal. Se as vítimas não forem à delegacia fazer o registro da ocorrência nós não vamos ficar sabendo do ocorrido. Como aconteceu em Búzios, esta integração com a Guarda Municipal será importante para melhorar o policiamento preventivo no Peró – previu o comandante.