sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
COMPORTAMENTO DE RISCO

Banhistas descumprem decreto de fechamento das praias em Cabo Frio

Nem mesmo a colocação de grades nos acessos inibe o desrespeito ao isolamento

13 junho 2020 - 17h45Por Rodrigo Branco

O fim de semana em Cabo Frio é marcado pelo desrespeito ao decreto municipal nº 6.266, que proíbe o acesso e a permanência nas praias da cidade como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus. Neste sábado (13), em meio ao feriadão de Corpus Christi, foram registrados flagrantes de banhistas na faixa de areia e até mesmo tomando banho de mar nas praias do Forte e do Peró.

Agentes da Guarda Marítima e Ambiental percorrem as praias para abordar os banhistas. Para tentar evitar o acesso às praias, foram colocadas grades, mas nem os obstáculos inibem o desrespeito à determinação. Com a cidade cheia de turistas, apesar de a Prefeitura ter anunciado barreiras sanitárias nas entradas da cidade, a dificuldade de cumprir o decreto é ainda maior.

– Devido à geografia de Cabo Frio e um baixo efetivo é difícil controlar o acesso à cidade, pois existem muitos caminhos alternativos. Mas estamos todos os dias cobrindo as praias, fazendo o nosso dever que é conscientizar o cidadão a cumprir o decreto em vigor. Estamos cobrindo Praia do Forte, Foguete, Conchas, Peró, e ainda fazendo barreira na entrada da Ilha do Japonês e Conchas pelo antigo estacionamento todos os dias a partir das 6hs da manhã – comentou o superintendente da Guarda, Pierre de Cristo.

As altas temperaturas desse pré-inverno cabofriense, que chegaram a 35 graus neste sábado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e o feriado prolongado deixaram cheias as ruas da cidade, inclusive de turistas, apesar das recomendações das autoridades para que haja distanciamento social.

– Algumas pessoas perderam a noção do risco iminente, quando ficam expostas a esse vírus, e descumprindo um decreto que está em vigor, como o do Estado que também proíbe a circulação nas praias. É preciso ressaltar que estamos vivendo um momento atípico no mundo, e Cabo Frio infelizmente entrou nessa rota deste vírus que vem diariamente fazendo centenas de vítimas, e as pessoas não colaboram com aquelas que estão na linha de frente para que eles possam ficar em casa com segurança – desabafou o superintendente da Guarda.