Assine Já
terça, 07 de dezembro de 2021
Região dos Lagos
25ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53752 Óbitos: 2196
Confirmados Óbitos
Araruama 12500 448
Armação dos Búzios 6589 73
Arraial do Cabo 1755 93
Cabo Frio 15618 902
Iguaba Grande 5581 147
São Pedro da Aldeia 7054 290
Saquarema 4655 243
Últimas notícias sobre a COVID-19
TEMPORADA 2020/2021

Bandeira Azul no Peró será hasteada em 11 de dezembro

Devido à pandemia, solenidade será simples para evitar aglomeração de público

18 novembro 2020 - 19h41Por Paulo Roberto Araújo (colaboração)

Para uma temporada inédita de 12 meses, a Bandeira Azul será hasteada na Praia do Peró, em Cabo Frio, no dia 11 de dezembro, às 11 horas, com a presença da coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi. Nas últimas duas temporadas, a bandeira ficou hasteada apenas no verão, mas agora ficará desfraldada durante um ano. Devido aos cuidados com a prevenção do coronavírus, a solenidade de hasteamento será simples para evitar aglomeração de público.

A data foi anunciada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, o biólogo Mário Flávio Moreira, que também assinou a certidão de inexigibilidade autorizando a Prolagos a levar água potável para os quiosques da orla do Peró. O documento, solicitado pela concessionária, condiciona a melhoria a projeto executivo de instalação de rede coletora de esgotos ao longo dos 600 metros do calçadão da orla.

– As concessionárias de água e de energia elétrica precisam da autorização do Meio Ambiente para realizar obras nas áreas de preservação ambiental, como é o caso do Peró. Com a certidão, a Prolagos está autorizada a estender a rede de água aos quiosques, mas precisa fazer a coleta do esgoto – explicou Mário Flávio, acrescentando que mesmo na situação atual os resíduos não chegam à praia.

O secretário de Meio Ambiente disse que a temporada anual da Bandeira Azul foi possível porque atingiu-se o índice de 20 coletas de água, para análise em laboratório oficial, em um ano. Todas atestaram a qualidade da água do trecho certificado com a Bandeira Azul (área urbana do Peró):

– A qualidade da água é a condição número um para que uma praia se candidate à Bandeira Azul. A água do Peró é excepcional – afirmou.

No dia do hasteamento da Bandeira Azul serão apresentadas as novas trilhas interpretativas do Morro do Vigia, entre Peró e Conchas, no Parque Estadual da Costa do Sol (PECS). Com a colaboração de empresários locais, as trilhas serão sinalizadas e o trecho da praia com o selo Bandeira Azul ganhará a imagem do Formigueiro do Litoral, pássaro símbolo do PECS.

– As trilhas serão adotadas por guias. Todas foram mapeadas e passarão por ações de manejo antes do dia 11. A participação dos guias, pescadores, moradores e veranistas é fundamental para a conservação do local, que também receberá um projeto de arborização com espécies nativas – disse o chefe do PECS, Ranieri Ribeiro.
 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.