quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Bandeira Azul: Luiza Uber é a nova coordenadora no Peró

07 junho 2023 - 14h25Por Redação
Bandeira Azul: Luiza Uber é a nova coordenadora no Peró

Bióloga com atuação na área de educação ambiental e funcionária concursada da Prefeitura de Cabo Frio, Luiza Uber é a nova coordenadora do projeto Bandeira Azul na praia do Peró. Ela foi apresentada nesta quarta-feira durante o programa Carlos Cunha Turismo, na Nossa Rádio FM 102.5. Luiza foi a primeira colocada no concurso público da Prefeitura para seleção de biólogos.

Durante o programa, respondendo à pergunta de ouvinte, a nova coordenadora prometeu procurar o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) buscando parcerias para aumentar a fiscalização ambiental nas áreas do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) e Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil, áreas de conservação onde está a Praia do Peró ao longo dos seus 7,2 kms de extensão. Moradores e ambientalistas queixam-se da ausência da fiscalização ambiental dos guarda-parques do INEA ao longo da Praia do Peró.

A nova coordenadora e a secretária adjunta de Meio Ambiente de Cabo Frio, Aline Silvério, reafirmaram no programa a proibição de cães, motos, cavalos e triciclos na areia da praia. Aline explicou que se trata de uma proibição prevista em lei estadual e que vale para todas as praias, não somente as certificadas com a Bandeira Azul:

— O tráfego de motos, quadriciclos e outros veículos e animais pesados causam a compactação do solo, prejudicando a biota – explicou Luiza Uber.

A nova coordenadora foi convidada para participar da reunião dos Amigos do Peró na próxima sexta-feira, às 10 horas, na Sorveteria da Praia. Eles vão conhecer as mudanças na coordenação e discutir outros assuntos, entre os quais a precariedade dos acesos ao Peró, inclusive a falta de sinalização, o abandono da Praça do Moinho e questão do saneamento básico.

O secretário de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia, Mário Flávio Moreira, que também é Amigo do Peró, também participou do programa e anunciou que foi aprovada a fase piloto da Bandeira Azul para a praia de Pedras de Sapiatiba. Aline Silvério disse que, em breve, as praias do Pontal do Peró e do Foguete, em Cabo Frio, poderão ter suas candidaturas à Bandeira Azul apresentadas à coordenação nacional do projeto.

 Ex-secretário de Turismo de Cabo Frio e representante regional da Secretaria estadual de Turismo, Carlos Cunha, que comandou o programa, destacou a importância da Bandeira Azul para os destinos turísticos, mas fez um alerta:

— A Bandeira Azul trouxe melhorias, divulgação e progresso para o Peró, foi um avanço, sem dúvidas. Mas o certificado internacional não basta para atrair e manter o turista. É preciso oferecer infraestrutura de qualidade em toda a cidade, sobretudo nos acessos aos destinos. Caso contrário, o bom turista não volta.

Na enquete feita durante o programa, 81% das pessoas votaram a favor da Bandeira Azul para melhorar a sustentabilidade e a qualidade do turismo nas praias.