Em Tamoios, no 2º Distrito de Cabo Frio, a tecnologia está a serviço das mineradoras. Elas investiram R$ 200 mil na implantação de balanças rodoviárias que dão maior precisão no abastecimento de caminhões, garantindo maior controle na carga transportada, reduzindo desperdícios, dando maior segurança aos motoristas e diminuindo a possibilidade de dano às estradas. A mineração de areia no segundo distrito de Cabo Frio é a primeira e única no Rio de Janeiro a implantar as balanças digitais, colocando a região em destaque no setor.
- Com esta iniciativa, queremos propor ao Estado que exija de todos os mineradores que implantem as balanças para dar maior controle ao serviço prestado e garantir o recolhimento correto de impostos. Essa medida facilita ainda o controle da carga pelos meios fiscalizadores - comentou Júnior Camacho, presidente da Mineralagos, associação responsável pela implantação dos equipamentos.
As balanças, que já estão em funcionamento, permitem o controle exato sobre o peso das cargas transportadas, garantindo a estabilização dos veículos.
O trabalho era feito por técnicos em segurança, mas agora conta com controle automatizado sob a fiscalização dos técnicos. Todos os caminhões são abastecidos respeitando as regras estabelecidas pela legislação. Antes de serem carregados os caminhões passam pela balança, que gera um bilhete com o nome do motorista, placa, a empresa responsável e a carga máxima para o tipo do veículo. Após o abastecimento, o caminhão é pesado novamente e a nota fiscal da carga só é emitida pelo sistema se o peso estiver dentro do permitido. Em caso de excesso, os motoristas são orientados a retirar a areia excedente para passar por nova pesagem.
Segundo Júnior Camacho, a implantação das balanças é mais uma medida adotada pelas mineradoras no controle da atividade, reforçando a preocupação socioambiental das empresas.
- Queremos ser um exemplo para as outras mineradoras do Estado. O processo de transição do sistema não é fácil, mas o resultado está sendo muito satisfatório – explicou o presidente da Mineralagos, lembrando que os clientes das mineradoras também tiveram que se adequar ao novo sistema automatizado.
Para otimizar o trabalho e reduzir custos, algumas empresas investiram ainda na implantação de balanças digitais nas escavadeiras que abastecem oscaminhões, permitindo que os veículos cheguem na pesagem final respeitando a capacidade permitida, evitando que os caminhões tenham que retornar para retirar o material excedente, ganhando mais agilidade no processo final.
A extração mineral em Tamoios é responsável pela maior arrecadação de ICMS na região e gera cerca de três mil empregos diretos e indiretos. Todo o trabalho é feito de maneira sustentável, buscando sempre a redução de impactos ambientais.