sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ABASTECIMENTO

Bairros de Cabo Frio e São Pedro recebem reforço no sistema de distribuição de água

Ações da Prolagos fazem parte do Programa de Melhoria Contínua nos municípios

02 outubro 2020 - 15h34Por Redação

Ampliação da rede de distribuição, instalação de estações de bombeamento e reformas e trocas de equipamentos. Essas são algumas ações desenvolvidas pela Prolagos, empresa do grupo Aegea, com foco no Programa de Melhoria Contínua da concessionária a fim de ampliar e melhorar o abastecimento de água tratada nos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

Em São Pedro da Aldeia, no bairro Ponta do Ambrósio, a Prolagos concluiu a obra de ampliação do sistema de distribuição de água com a implantação de 130 metros de rede e interligação dos imóveis. A iniciativa vai beneficiar 13 residências e quase 50 pessoas. Já em Cabo Frio, foram implantados 50 metros de rede no Condomínio Bougainville II, no bairro Nova Califórnia, em Tamoios, beneficiando cerca de 20 moradores.

Para garantir o abastecimento regular nos bairros atendidos pela concessionária, as ações contemplam também a adequação das unidades operacionais para garantia da eficiência dos serviços. Em Cabo Frio, foram realizadas também a revitalização do reservatório do bairro Gamboa e a instalação do medidor de vazão no bairro Rainha da Sucata. A inclusão do equipamento, que é monitorado remotamente pelo Centro de Controle Operacional (CCO), no sistema de abastecimento tem o objetivo de melhorar a visualização da operação e garantir a otimização da distribuição de água na localidade.

As melhorias complementam as ações realizadas nos bairros Monte Alegre 2, em Cabo Frio e Praia Linda, em São Pedro da Aldeia, que receberam em setembro novos boosters, unidade de bombeamento que aumenta a pressurização do sistema, contribuindo para que a água chegue com mais força e de maneira mais rápida em imóveis localizados em regiões mais altas e distantes. As duas estações entraram em funcionamento após a conclusão da última etapa de instalação, que é a telemetria, quando as bombas passam a ser controladas e operadas remotamente pelo CCO.

A Prolagos é responsável pelo tratamento e distribuição de água e captação e tratamento de esgoto dos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Em toda área de concessão, a empresa opera mais de 100 estações de bombeamento e uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade de produzir 1.500 litros por segundo.