quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MEDICINA E OUTROS CURSOS

Avanço nas conversas deixa UERJ mais perto de Cabo Frio

Sonho antigo da região, campus da universidade estadual pode ser instalado ainda este ano

13 fevereiro 2021 - 13h34Por Redação

Desejo acalentado há muitos anos em Cabo Frio e na Região dos Lagos, a instalação de um campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) pode ocorrer ainda este ano, de acordo com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). O otimismo vem do resultado de uma reunião do secretário Sérgio Azevedo, o Doutor Serginho, com o reitor da universidade, Ricardo Lodi Ribeiro; o diretor da faculdade de Medicina, Mário Fritsch; e outras autoridades acadêmicas da instituição, que deixou encaminhada a empreitada.

Em um encontro inicial, o secretário já havia pedido aos dirigentes um estudo para a viabilidade da instalação de uma unidade para atender a região, nas cadeiras de Medicina e de outros cursos, sob o argumento de beneficiar os estudantes de Cabo Frio e das cidades vizinhas. A resposta dada em uma reunião no último dia 9 foi animadora e o planejamento é avançar na concretização do projeto já depois do período de recesso carnavalesco.

– Tivemos o retorno do reitor com todo o corpo técnico da faculdade de Medicina e da universidade como um todo, nos dando uma resposta favorável à instalação do campus. Temos que correr para resolver uma série de burocracias estruturais para a instalação do campus, mas o mais importante é a sinalização positiva da UERJ que tivemos. Essa é uma parceria da secretaria com a UERJ. A gente vai dar o retorno das estruturas necessárias para montar os cursos e, logo após o Carnaval, a gente já  alinha um plano de trabalho e um plano de aplicação financeira para que isso aconteça ainda esse ano – explica Serginho.

Aliás, sobre o dinheiro, o titular da pasta da Ciência e da Tecnologia para o estado do Rio garante que há orçamento destinado para a implantação dos cursos públicos de ensino superior em Cabo Frio. O custo ainda não está definido, pois depende da quantidade de cursos que serão oferecidos e da estrutura material necessária. Um ponto positivo é que não será necessário erguer as instalações do zero, pois serão usados imóveis do Governo do Estado em Cabo Frio. 

– Os espaços serão disponibilizados pela própria secretaria em prédios estaduais, com um investimento próprio da SECTI em infraestrutura predial. Nesse caso, não haverá participação da prefeitura. [O custo da implantação] Vai depender dos cursos e da quantidade de docentes necessários. O plano de aplicação financeira terá uma projeção de longo prazo, uma vez que os custos vão aumentando com a quantidade de turmas e períodos que serão abertos. As definições de investimento se darão com a escolha dos cursos que se dará no pós-Carnaval – esclarece Serginho.

O anseio de trazer uma nova instituição de ensino superior para a região não é de hoje. O tema já foi assunto até do projeto Cidade Viva, fórum de debates promovido pela Folha entre 2017 e 2018. Atualmente, os cursos de Ensino Superior em Cabo Frio são oferecidos por instituições particulares e pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), próximo à entrada de Búzios. 

Em nota, a Reitoria da UERJ limitou-se a dizer que ainda está em tratativas sobre a implantação desse novo campus em Cabo Frio. E que,  no momento, seguem as negociações junto à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia para a realização do projeto.

Pólo Tecnológico também está prestes a sair do papel

Além da chance de brevemente ganhar um campus da UERJ, a região também está prestes a ver sair do papel um Centro Tecnológico, fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. 

De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a unidade funcionará num prédio moderno e sustentável, que abrigará o ensino profissionalizante da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), o ensino a distância da plataforma Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) e cursos de inovação e tecnologia da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).

A perspectiva é que os módulos do Centro Tecnológico de Cabo Frio sejam licitados já depois do Carnaval. E que o andamento da obra ocorra em cerca de 8 meses. Ainda segundo o secretário, o local será um importante polo de fomento às startups.