sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
"VIDAS NEGRAS IMPORTAM"

Ato contra o racismo acontece na Praça Porto Rocha nesta terça-feira

Cerca de cem pessoas fazem protesto no Centro de Cabo Frio após mortes violentas de negros no Brasil e nos Estados Unidos

02 junho 2020 - 16h35Por Redação

Um grupo de aproximadamente cem pessoas faz uma manifestação contra o racismo na Praça Porto Rocha, no centro de Cabo Frio, na tarde desta terça-feira (2). O ato denominado ‘Vidas Negras Importam’ foi convocado por integrantes do Movimento Negro e também, por coletivos, associações de mulheres e estudantes.

A manifestação ocorre de forma pacífica e sem incidentes. Os manifestantes usam máscaras e mantêm a distância entre eles para se prevenir contra o coronavírus.

O protesto na Região dos Lagos acontece na esteira de manifestações antirracistas realizadas nos últimos dias nos Estados Unidos e no Brasil, como a ocorrida em frente ao Palácio Guanabara, no Rio, no último domingo (31).

O protesto lembra as mortes violentas de negros por policiais, como a do estudante João Pedro Mattos, de 14 anos, morto com tiros de fuzil, quando brincava em casa, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no último dia 18; e da menina Agatha Félix, de oito anos, morta durante ação policial no Complexo do Alemão, em setembro do ano passado.

Nos Estados Unidos, a morte de George Floyd, asfixiado pelo policial branco Derek Chauvin, no estado de Minneapolis, desencadeou uma série de protestos antirracistas pelo país, por causa da violência da polícia contra a população negra.

(*) Outras informações e a cobertura completa do protesto, a qualquer momento no site e na versão impressa da Folha.