sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Pandemia

Atividades nas praias: Conselho de Turismo solicita consulta através da Procuradoria sobre liberação em Cabo Frio

Barraqueiros que atuam na Praia do Forte fizeram uma manifestação neste domingo

26 julho 2020 - 13h27Por Redação
Atividades nas praias: Conselho de Turismo solicita consulta através da Procuradoria sobre liberação em Cabo Frio

O Conselho Municipal de Turismo de Cabo Frio pediu à Procuradoria-Geral do Município que faça uma consulta sobre a volta das atividades recreativas e comerciais nas praias da cidade. O objetivo é que o Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública emitam recomendações sobre o tema.

Em ofício assinado com data da última sexta-feira (24) pelo secretário municipal de Turismo, Paulo Cotias, o Conselho de Turismo pede que seja "realizada uma consulta junto à Defensoria Pública e Ministério Público, em caráter de urgência, quanto a liberação de uso recreativo e atividades econômicas nas praias e, em caso positivo, quais serão as recomendações com relação a sua organização".

A Secretaria de Turismo informou à reportagem da Folha que está formatando um curso de padronização, protocolos e boas práticas para os permissionários, que será gratuito e online.

Na manhã deste domingo (26), barraqueiros que atuam na Praia do Forte fizeram uma manifestação. Segundo o barraqueiro Eleazar Ramos, muitos trabalhadores da praia estão passando por dificuldades.

"Foi um clamor a Deus para que dê sabedoria aos órgãos competentes, que dê direção e encontre uma maneira de flexibilizar o comércio nas areias da Praia do Forte, pois muitos dos barraqueiros e ambulantes têm passado por situações difíceis, sem dinheiro e sem poder trabalhar. Muitos nem auxílio emergencial conseguiu, e a Prefeitura e o Ministério Pública não têm nos ajudado em nada. Não podemos ficar sem alimentar nossa família. Só queremos trabalhar", disse ele.

A presidente da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia), Patrícia Cardinot, disse que a categoria precisa de atenção.

"Os ambulantes de nossa cidade estão, nesse momento, organizando uma manifestação de forma pacífica, na orla da Praia do Forte. Precisam de atenção urgente por parte do poder público. A situação deles é insustentável se pararmos e analisarmos. Vejo, nesse momento, as areias da Praia do Forte tomadas por pessoas e isso deve deixar os ambulantes desesperados por não poderem atuar, já que não está tendo o controle das areias e todos estão curtindo, tranquilamente, instalados com guarda sol", disse Cardinot em nota direcionada ao prefeito Adriano Moreno (DEM).