Assine Já
domingo, 16 de maio de 2021
Região dos Lagos
23ºmax
15ºmin
Alerj
Alerj
TEMPO REAL Confirmados: 38271 Óbitos: 1463
Confirmados Óbitos
Araruama 9632 300
Armação dos Búzios 4705 57
Arraial do Cabo 1332 69
Cabo Frio 10222 542
Iguaba Grande 3800 93
São Pedro da Aldeia 5306 227
Saquarema 3274 175
Últimas notícias sobre a COVID-19
CRESCE A PRESSÃO

Associação pede reabertura dos hotéis em Cabo Frio

ABIH alega que setor prestaria ‘serviço essencial’ ao hospedar profissionais de Saúde e outras pessoas que precisam de isolamento

23 maio 2020 - 20h45Por Rodrigo Branco

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH) enviou uma carta ao prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno (DEM), para que suspenda a restrição à atividade hoteleira na cidade e permita que os estabelecimentos voltem a funcionar normalmente, exceto para receber turistas a lazer.

No documento, o presidente da entidade, Alfredo Lopes, alega que o segmento prestaria um ‘serviço essencial’ à sociedade, aos servir de hospedagem para médicos, enfermeiros e idosos, que necessitam de isolamento familiar no período de pandemia da Covid-19, bem como servir de refúgio para vítimas de violência doméstica. Na carta, Lopes fez menção a um acordo feito pela Prefeitura do Rio com hotéis da cidade para abrigar idosos que moram idosos de comunidades carentes.

Por fim, o representante da entidade se compromete que os estabelecimentos vão cumprir as normas de segurança sanitária.

“Exmo. Sr. Prefeito, os estabelecimentos que eventualmente permanecerem abertos cumprirão as normas de higienização e de espaçamento legal, de modo a garantir a saúde não só de seus colaboradores, mas também de seus hóspedes”, diz trecho da carta.

O apelo engrossa a pressão feita pelos segmentos econômicos da cidade pelo recomeço das atividades no comércio e na própria hotelaria. Representantes de movimentos que pedem a reabertura gradual dos estabelecimentos convocaram nas redes sociais uma manifestação para a próxima terça-feira (26), às 9h, e, frente à sede da Prefeitura.

A convocação ocorreu apesar de haver uma recomendação do Ministério Público Estadual para que o governo municipal e os órgãos de segurança impeçam qualquer tipo de ato que resulte em aglomeração de pessoas, como duas carreatas que já foram marcadas e depois canceladas no município.

Até o momento, a Prefeitura de Cabo Frio não se manifestou pela reabertura da rede hoteleira. Pelo contrário, em declarações recentes à imprensa, o prefeito garantiu que até o dia 31 não haverá qualquer tipo de flexibilização das atividades.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.