Assine Já
domingo, 17 de outubro de 2021
Região dos Lagos
23ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52181 Óbitos: 2123
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6500 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14677 858
Iguaba Grande 5464 140
São Pedro da Aldeia 6968 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
EDUCAÇÃO

Arraial e São Pedro da Aldeia confirmam instalação de escolas cívico-militares

Municípios estão entre os cinco selecionados do estado do Rio para programa do MEC

11 março 2021 - 18h17Por Redação

As Prefeituras de Arraial do Cabo e de São Pedro da Aldeia confirmaram nesta quinta-feira (11) que os municípios estão entre os cinco do estado do Rio que receberão escolas cívico-militares, após serem escolhidos pelo Ministério da Educação (MEC). A informação havia sido antecipada pela Folha nesta quarta (10), após confirmação do coordenador da bancada do Rio no Congresso Nacional, deputado federal Sargento Gurgel (PSL)

No caso do município cabista, o Termo de Adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim)foi enviado ao MEC pela Prefeitura no dia 5 de fevereiro. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Isalira Gomes, a escola escolhida para receber o Pecim foi o Ciep Municipalizado Cecílio Barros Pessoa por ter o público-alvo definido no programa. O Ciep também foi escolhido devido apresentar a infraestrutura exigida no Pecim.

Em São Pedro, o município irá realizar um levantamento das instituições municipais para definir qual unidade escolar da cidade será adaptada ao modelo da iniciativa federal. A previsão é que sejam abertas de 501 a 1000 vagas para crianças e jovens aldeenses.

– Fico muito contente com a notícia. Temos em nosso município a única Base Aérea Naval do país, e essa parceria com o Governo Federal irá trazer benefícios para as crianças e jovens da nossa cidade – disse o prefeito Fábio do Pastel (Podemos). 

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. De acordo com o MEC, os professores e demais profissionais da educação seguem como responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico, e os militares atuam apenas no apoio à gestão escolar e educacional.

No Estado do Rio de Janeiro somente mais cinco cidades foram comtempladas pelo MEC e incluídas no Pecim - São Gonçalo, Nova Iguaçu, Queimados, São Pedro da Aldeia e Angra dos Reis.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.