quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
EDUCAÇÃO

Arraial e São Pedro da Aldeia confirmam instalação de escolas cívico-militares

Municípios estão entre os cinco selecionados do estado do Rio para programa do MEC

11 março 2021 - 18h17Por Redação

As Prefeituras de Arraial do Cabo e de São Pedro da Aldeia confirmaram nesta quinta-feira (11) que os municípios estão entre os cinco do estado do Rio que receberão escolas cívico-militares, após serem escolhidos pelo Ministério da Educação (MEC). A informação havia sido antecipada pela Folha nesta quarta (10), após confirmação do coordenador da bancada do Rio no Congresso Nacional, deputado federal Sargento Gurgel (PSL)

No caso do município cabista, o Termo de Adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim)foi enviado ao MEC pela Prefeitura no dia 5 de fevereiro. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Isalira Gomes, a escola escolhida para receber o Pecim foi o Ciep Municipalizado Cecílio Barros Pessoa por ter o público-alvo definido no programa. O Ciep também foi escolhido devido apresentar a infraestrutura exigida no Pecim.

Em São Pedro, o município irá realizar um levantamento das instituições municipais para definir qual unidade escolar da cidade será adaptada ao modelo da iniciativa federal. A previsão é que sejam abertas de 501 a 1000 vagas para crianças e jovens aldeenses.

– Fico muito contente com a notícia. Temos em nosso município a única Base Aérea Naval do país, e essa parceria com o Governo Federal irá trazer benefícios para as crianças e jovens da nossa cidade – disse o prefeito Fábio do Pastel (Podemos). 

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. De acordo com o MEC, os professores e demais profissionais da educação seguem como responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico, e os militares atuam apenas no apoio à gestão escolar e educacional.

No Estado do Rio de Janeiro somente mais cinco cidades foram comtempladas pelo MEC e incluídas no Pecim - São Gonçalo, Nova Iguaçu, Queimados, São Pedro da Aldeia e Angra dos Reis.