quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Arraial do Cabo

Arraial do Cabo integra o mapa do turismo brasileiro 2019-2021

Apenas 257 cidades obtiveram essa classificação em todo o país

28 agosto 2019 - 17h49
Arraial do Cabo integra o mapa do turismo brasileiro 2019-2021

O Ministério do Turismo divulgou, na segunda-feira (26), o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021 e Arraial do Cabo assegurou a categoria B entre as cinco categorias de avaliação (A, B, C, D e E). Apenas 257 cidades obtiveram essa classificação em todo o país, entre as 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país que foram validadas e certificadas como integrantes do mapa.

De acordo com o Ministério do Turismo, a categorização de cada município leva em conta a quantidade de hotéis, pousadas e outros tipos de estabelecimento de hospedagem, o número de empregos gerados pelo turismo, a arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem e as previsões de fluxo de visitantes brasileiros e estrangeiros aos municípios. Os municípios com maior fluxo turístico e número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem ficaram na categoria A.

Para conseguir a certificação, Arraial também teve que cumprir os compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Além da categorização dos municípios turísticos, que serve de instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais, outro benefício do Mapa do Turismo Brasileiro, é subsidiar a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada localidade.

Para o secretário de Turismo e Eventos de Arraial do Cabo, Olavo Carvalho, fazer parte  da lista de destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda é motivo de comemoração e ainda mais empenho. “Trabalhar intensamente e de forma conjunta com os demais destinos vizinhos é nossa meta prioritária. Objetivo é fortalecer a nossa região turística e desburocratizar os critérios de licenciamentos para legalizar e incluir no CadasTur os meios de hospedagem do município em sua totalidade”, acrescenta Olavo.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.