Assine Já
quarta, 27 de outubro de 2021
Região dos Lagos
24ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52450 Óbitos: 2151
Confirmados Óbitos
Araruama 12382 441
Armação dos Búzios 6530 73
Arraial do Cabo 1736 93
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6993 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
portal da transparência

Arraial do Cabo e Búzios se pronunciam sobre problemas nos portais da transparência

Seção de receitas e despesas do site de Cabo Frio estava fora do ar nesta sexta (14)

14 junho 2019 - 20h22Por Redação
Arraial do Cabo e Búzios se pronunciam sobre problemas nos portais da transparência

As prefeituras de Arraial do Cabo e de Búzios pronunciaram-se nesta sexta-feira (14) sobre os questionamentos feitos pela reportagem da Folha e que ainda não haviam sido respondidos para a apuração da matéria sobre os portais da transparência dos municípios da região, publicada na edição de quinta (13). No caso do site de Arraial, a reportagem constatou dificuldade em acessar a folha de pagamento e outros dados. Já no portal buziano, informações referentes a contratos, receitas e despesas estão defasados. Os posicionamentos das prefeituras foram diferentes entre si.

No caso buziano, a administração admitiu as dificuldades na parte técnica. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, “o novo Portal oficial da Prefeitura de Búzios foi implantado há pouco e algumas funcionalidades estão sendo ajustadas, mas já estão todas sendo solucionadas para terem funcionamento pleno”. 

No caso do portal da transparência foram implantadas “ferramentas online mais modernas e o setor responsável já está se adaptando a sua utilização para entregar ao contribuinte todas as informações pertinentes a coisa pública até atingirmos a atualização em tempo real”. O texto afirma que a partir desta segunda-feira (17), já se “poderá sentir a diferença na mudança” e que o prefeito em exercício Henrique Gomes reafirma “seu compromisso com a transparência”.

Por sua vez, a Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria de Governo, afirma que “o portal da transparência do município possui todas as informações pertinentes e que existe um campo de busca no site para facilitar a pesquisa”. A prefeitura disse ainda que “as informações também podem ser solicitadas através do protocolo da própria página ou diretamente na sede administrativa”.

Por sua vez, até o fechamento desta edição e mais de 48 horas após enviar um pedido de esclarecimento para a assessoria de comunicação, a Prefeitura de Cabo Frio não se manifestou sobre os questionamentos feitos pela reportagem sobre os problemas encontrados no portal da transparência, entre eles, a dificuldade de acesso à folha de pagamento e a outras informações e a falta das atas de licitação, entre outros.

Para piorar, diferentemente do que havia ocorrido durante a produção da matéria sobre os portais, ontem estava fora do ar a área do site referente aos valores de receita e despesa do governo municipal. Até o fechamento desta edição, esta seção do portal ainda não havia sido restabelecida.   

Leia também:

Os tortuosos caminhos até os dados públicos dos Portais da Transparência