sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
portal da transparência

Arraial do Cabo e Búzios se pronunciam sobre problemas nos portais da transparência

Seção de receitas e despesas do site de Cabo Frio estava fora do ar nesta sexta (14)

14 junho 2019 - 20h22Por Redação
Arraial do Cabo e Búzios se pronunciam sobre problemas nos portais da transparência

As prefeituras de Arraial do Cabo e de Búzios pronunciaram-se nesta sexta-feira (14) sobre os questionamentos feitos pela reportagem da Folha e que ainda não haviam sido respondidos para a apuração da matéria sobre os portais da transparência dos municípios da região, publicada na edição de quinta (13). No caso do site de Arraial, a reportagem constatou dificuldade em acessar a folha de pagamento e outros dados. Já no portal buziano, informações referentes a contratos, receitas e despesas estão defasados. Os posicionamentos das prefeituras foram diferentes entre si.

No caso buziano, a administração admitiu as dificuldades na parte técnica. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, “o novo Portal oficial da Prefeitura de Búzios foi implantado há pouco e algumas funcionalidades estão sendo ajustadas, mas já estão todas sendo solucionadas para terem funcionamento pleno”. 

No caso do portal da transparência foram implantadas “ferramentas online mais modernas e o setor responsável já está se adaptando a sua utilização para entregar ao contribuinte todas as informações pertinentes a coisa pública até atingirmos a atualização em tempo real”. O texto afirma que a partir desta segunda-feira (17), já se “poderá sentir a diferença na mudança” e que o prefeito em exercício Henrique Gomes reafirma “seu compromisso com a transparência”.

Por sua vez, a Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria de Governo, afirma que “o portal da transparência do município possui todas as informações pertinentes e que existe um campo de busca no site para facilitar a pesquisa”. A prefeitura disse ainda que “as informações também podem ser solicitadas através do protocolo da própria página ou diretamente na sede administrativa”.

Por sua vez, até o fechamento desta edição e mais de 48 horas após enviar um pedido de esclarecimento para a assessoria de comunicação, a Prefeitura de Cabo Frio não se manifestou sobre os questionamentos feitos pela reportagem sobre os problemas encontrados no portal da transparência, entre eles, a dificuldade de acesso à folha de pagamento e a outras informações e a falta das atas de licitação, entre outros.

Para piorar, diferentemente do que havia ocorrido durante a produção da matéria sobre os portais, ontem estava fora do ar a área do site referente aos valores de receita e despesa do governo municipal. Até o fechamento desta edição, esta seção do portal ainda não havia sido restabelecida.   

Leia também:

Os tortuosos caminhos até os dados públicos dos Portais da Transparência