Assine Já
domingo, 09 de maio de 2021
Região dos Lagos
23ºmax
17ºmin
http://www.alerj.rj.gov.br/
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 37366 Óbitos: 1428
Confirmados Óbitos
Araruama 9540 293
Armação dos Búzios 4618 57
Arraial do Cabo 1313 69
Cabo Frio 9865 521
Iguaba Grande 3740 92
São Pedro da Aldeia 5088 224
Saquarema 3202 172
Últimas notícias sobre a COVID-19
PRIORIDADE

Arraial anuncia mudanças na Saúde em função da pandemia de coronavírus

Cirurgias que não são de emergência e tratamentos fora do município estão suspensos; atendimento ambulatorial será no posto da Prainha

18 março 2020 - 16h53Por Redação

A Prefeitura de Arraial do Cabo anunciou nesta quarta-feira (18) mudanças no atendimento na área da Saúde do município por causa da pandemia do novo coronavírus. As medidas foram tomadas após reunião entre o secretário de Saúde, Antônio Carlos Kafuru, a direção do Hospital Geral de Arraial do Cabo e profissionais da área. Além da questão em nível global, foram levados em conta a expectativa no aumento significativo do número de casos no Rio de Janeiro e a existência de um caso suspeito no município.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as cirurgias eletivas já foram suspensas, sem data para retorno. Os atendimentos ambulatoriais realizados no Hospital, a partir da próxima segunda-feira (23) passam para Posto de Saúde da Família, na Prainha e será restrito a pacientes em situação de comorbidade e doenças crônicas, como a diabetes.

O município informa ainda que as demais consultas, inclusive aquelas já marcadas, referentes a outras especialidades, também estão suspensas a partir de segunda e serão remarcadas pelas agentes de saúde, de acordo com a demanda. O tratamento fora do domicílio também está interrompido, ou seja, o transporte de pacientes para a Capital não está sendo realizado, pois as unidades estão com o atendimento ambulatorial suspenso.

Durante a reunião também foi apresentado um Fluxograma de Triagem para possíveis casos suspeitos de coronavírus, onde os pacientes serão avaliados por um profissional capacitado em qualificar o risco e gravidade de cada caso. Essa etapa tem o objetivo de identificar sinais e sintomas que indicam a urgência no atendimento médico. Moradores dos distritos, com suspeita da doença, que forem atendidos nos postos de saúde de Figueira e do bairro Sabiá serão encaminhados para o Posto de Saúde de Monte Alto para a realização da triagem. Pacientes graves serão encaminhados para o Hospital Geral de Arraial do Cabo.

– Contamos com a ajuda de todos nessa luta. Devemos sempre lavar as mãos e lembrar que tudo deve ser feito com consciência e sem pânico. O álcool deve ser usado apenas em locais onde não podemos lavar as mãos em água corrente com sabão. Essa atitude evita e muito o desperdício do produto. Os moradores só devem procurar o Hospital em caso de sintomas graves, tendo em vista que o quadro é muito similar à de uma gripe – explicou o secretário de Saúde.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.