quinta, 18 de abril de 2024
quinta, 18 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ECONOMIA

Araruama registra uma média de uma empresa instalada por dia no município 

Dados da Junta Comercial (Jucerja) apontam a abertura de 31 novas firmas em janeiro

05 fevereiro 2021 - 14h00Por Redação

Araruama tem se destacado no fomento à economia na Região dos Lagos. De acordo com a Junta Comercial (Jucerja), só no mês de janeiro desse ano foram abertas 31 empresas no município; uma média de uma empresa instalada por dia; número maior que a de muitos vizinhos na região. 

Todos os 31 empreendimentos pertencem à categoria de microempresa e estão divididos em vários segmentos; entre eles: comércio varejista, agricultura e alvenaria. Os dados da Jucerja mostram também que durante todo o ano de 2020 foram instaladas na cidade 347 empresas. 

Segundo a Secretaria de Fazenda, o tempo médio para um empreendimento estar cadastrado no Sistema Municipal é de 36 horas. Sendo suas atividades de baixo risco, o responsável já recebe imediatamente o alvará automatizado, sem a necessidade de vir pessoalmente à Prefeitura, podendo, inclusive, emitir nota fiscal.

Para o governo, o atendimento e as poucas exigências burocráticas, para agilizar e simplificar o processo, são os fatores que estimulam a chegada de novos empreendimentos no município. Além disso, os contadores, corretores, despachantes e empresários têm prioridade no atendimento. 

Nesse cenário, a Prefeitura espera o aumento da oferta de empregos e da arrecadação de impostos.