terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos beer fest
BANDEIRA LARANJA

Araruama define plano de reabertura gradual da economia

Município montou comitê do Plano de Retomada para discussão das medidas

07 julho 2020 - 21h04Por Redação

A Prefeitura de Araruama acaba de divulgar o plano municipal de retomada gradual da economia. De acordo com a Prefeitura, o projeto foi elaborado com base em estudos científicos na área de Saúde. A discussão das medidas foi feito por um recém-montado comitê do Plano de Retomada e de outros setores do governo municipal, como a Secretaria de Saúde e o próprio gabinete da prefeita Lívia Bello (PP). O plano também teve que passar pela avaliação do Ministério Público.

Assim como em municípios vizinhos, o município estabeleceu um sistema de bandeiras para determinar quais medidas entrarão em vigor. O principal critério para a adoção das bandeiras é o número de leitos gerais e de UPG ocupados. No momento, o município se encontra sob bandeira laranja, que significa estar com até 70% de ocupação dos leitos gerais e de UPG. Há ainda as bandeiras amarela (até 30% de ocupação de leitos gerais e de UPG) e vermelha (até 80% de ocupação dos leitos UPG e de 90% dos leitos gerais).

Segundo os critérios divulgados pela Prefeitura, na bandeira laranja, o isolamento social deve ser mantido em parte, mas o uso das máscaras de proteção é obrigatório. As aglomerações estão proibidas. Além dos estabelecimentos comerciais que já estavam autorizados a funcionar, como supermercados e farmácias, fica permitida a abertura de lojas de roupas e calçados, de higiene pessoal, venda de automóveis, utilidades diversas e centros de estética, desde com restrições e medidas de segurança.

Os cultos religiosos estão permitidos, mas com restrições. Festas e reuniões continuam proibidas, assim como o funcionamento de academias, clubes, teatros, bares e shopping, com exceção dos comércios autorizados a funcionar. Também não é permitido frequentar, praças, praias, piscinas públicas e lagoas. As aulas nas redes pública e privada seguem suspensas. Por fim, as barreiras sanitárias foram retiradas.