sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
"COBRANÇA DOBRADA"

Após volta da cobrança nos parquímetros, motoristas pedem combate aos flanelinhas em Cabo Frio

Prefeitura e Polícia Militar afirmam que prática será reprimida de forma mais intensa

17 setembro 2021 - 14h53Por Rodrigo Branco

Com a volta da cobrança do estacionamento rotativo por meio de parquímetros em Cabo Frio, um problema antigo na cidade ganha novamente os holofotes: a ação ilegal de flanelinhas nas ruas. Embora o sistema adotado pela Prefeitura isente de pagamento os carros emplacados na cidade, os motoristas não ficam livres da cobrança abusiva.

No caso dos condutores de veículos com placas de outras cidades, a situação é ainda pior, pois muitos se vêem diante de uma 'cobrança dobrada': a dos parquímetros e a dos guardadores ilegais. Com medo de represálias, muitos motoristas se sujeitam a pagar a quantia cobrada pelos flanelinhas.

– Prefiro dar o dinheiro a correr o risco de ter o veículo danificado. Das dores de cabeça, a menor. É uma situação complicada, que as autoridades não conseguem resolver, mesmo acontecendo há tantos anos – desabafa o autônomo Wellington Santos, depois de muito vagar em busca de uma vaga no Centro da cidade.

Na página da Folha no Facebook, muitos internautas se manifestaram sobre a questão, tão logo a Prefeitura anunciou a volta da cobrança pelos parquímetros.

"Flanelinha não quer saber se você é morador ou não. Ele quer extorquir o seu dinheiro. E o seu carro é o refém”, observou o leitor Leonardo Viteck.

Em nota, a Prefeitura informou que operações contra a ação ilegal dos flanelinhas são realizadas constantemente, sob coordenação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

De acordo com a gestão municipal, no último feriado de 7 de setembro, os agentes percorreram vários pontos da cidade, incluindo o Bolsão da Juju, na Praia do Forte, realizando ações de combate à atuação dos flanelinhas. O trabalho, segundo o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago, vai continuar e será intensificado na alta temporada.

Por sua vez, de acordo com a Polícia Militar informou que a corporação está à disposição para apoiar solicitações de órgãos públicos para atuações em conjunto. Ainda de acordo com a PM, o ordenamento e o controle do uso do solo urbano são atribuições da esfera municipal.

A nota prossegue dizendo que o 25ºBPM (Cabo Frio) e equipes de órgãos municipais desenvolveram ações conjuntas na Praia do Forte e no bairro Peró nos últimos dias. O batalhão aplica ações de patrulhamento nas áreas citadas localizadas no município de Cabo Frio a partir de dados da mancha criminal. Pra finalizar, a PM alega que a atuação policial ocorre diante do flagrante da situação mencionada para que as medidas cabíveis naquele momento possam ser tomadas pela Polícia Militar.

Como funciona o Estacionamento Vaga Certa – O decreto municipal que regulamenta o sistema determina a cobrança de R$ 2 pelo período de uma hora de estacionamento contínuo nas vagas rotativas, e de R$ 10 por período único de cinco horas, nas praias.
O estacionamento rotativo funciona das 8h à meia-noite, todos os dias da semana. Veículos com placa de Cabo Frio não pagam.