terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos beer fest
VOLTA ÀS SALAS DE AULA

Após TAC com Ministério Público, Cabo Frio confirma retorno de aulas presenciais para 15 de agosto

Reinício no modelo híbrido ocorre em metade das escolas; calendário estabelece retorno de todas as unidades até 18 de outubro

26 julho 2021 - 14h59Por Redação

A rede municipal de ensino se prepara para o retorno gradual das atividades presenciais a partir do mês que vem. A secretária de Educação de Cabo Frio, Elicéa da Silveira, reuniu a equipe gestora da pasta na sexta-feira (23), para que tudo esteja pronto para o reinício das atividades. O calendário foi estabelecido pela 1º Vara Cível de Cabo Frio, em audiência de conciliação entre a Secretaria e o Ministério Público na quinta-feira (22).

O início do retorno presencial será no dia 15 de agosto, em 50% das escolas. Em 15 de setembro, serão 70%; chegando a 100% das unidades, em 18 de outubro. A rede conta atualmente com 90 unidades escolares e três CENAPEs (Centro de Atendimento Pedagógico). A secretária Elicéa da Silveira afirma que a equipe está empenhada em garantir que o retorno seja feito no prazo e em segurança. A meta é encerrar o ano letivo dentro do ano corrente.

As unidades irão funcionar conforme o bandeiramento sanitário da Secretaria Estadual de Saúde. Com bandeira roxa, as escolas permanecem fechadas. Na bandeira vermelha, são 30% de alunos em sala de aula. Com bandeira laranja, a capacidade é de 50%. Na bandeira amarela, o percentual permitido é de 70%. Com bandeira verde, as escolas podem receber 100% dos alunos.

As orientações pedagógicas para as equipes diretivas para o sistema híbrido do ano letivo de 2021 estão na fase final. Também está em atualização, com auxílio do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe), um protocolo da Secretaria de Saúde, com orientações para o uso de equipamentos de proteção individual e desinfecção das escolas.

Um guia de orientações está em discussão para ajudar as equipes diretivas. Já o calendário escolar recebe ajustes para garantir o cumprimento da carga horária. Foi feito um levantamento das unidades que precisam de reparos e as 46 primeiras escolas que devem estar prontas em 15 de agosto receberão serviços de desinfecção, limpeza, poda e capina.

Os aprovados no processo seletivo simplificado serão convocados para apresentar os documentos e preencher o quadro de servidores nas unidades. No dia 30 de julho, também tomarão posse 94 servidores aprovados no concurso de 2009.