Assine Já
domingo, 28 de novembro de 2021
Região dos Lagos
28ºmax
20ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53491 Óbitos: 2186
Confirmados Óbitos
Araruama 12497 447
Armação dos Búzios 6580 73
Arraial do Cabo 1754 93
Cabo Frio 15408 901
Iguaba Grande 5564 147
São Pedro da Aldeia 7047 290
Saquarema 4641 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Após muita pressão, prefeitura anuncia chamada de aprovados da Educação

Coordenadora do Sepe diz que categoria teve vitória, mas permanece mobilizada

25 outubro 2019 - 20h27
Após muita pressão, prefeitura anuncia chamada de aprovados da Educação
Valeu a pressão para os servidores da Educação de Cabo Frio. Depois de intensa mobilização, com direito a ‘blitz’ nas postagens das redes sociais da prefeitura, a prefeitura anunciou ontem a publicação do edital que regulamenta a convocação de 429 aprovados no concurso público de 2009. A listagem pode ser encontrada no portal do governo municipal. A chamada, enfim, representa o cumprimento de um acordo judicial que exigia a convocação da última leva dos aptos a preencher aas 1.096 vagas oferecidas no concurso.
 
A notícia foi considerada um triunfo pela categoria, mas nem de longe representa o fim das divergências entre servidores e o governo. Os atrasos salariais, com direito à fragmentação dos pagamentos, e a forma de reposição das aulas perdidas por causa das greves são assuntos que ainda geram bastante discussão entre as partes. A principal discordância sobre a reposição é sobre o formato: enquanto os professores propõem plano de estudo, a Secretaria de Educação não abre mão de aulas presenciais e fora do horário de trabalho do professor. 
 
A questão está sendo mediada pelo Tribunal de Justiça (TJ-RJ) e pelo Ministério Público Estadual (MP-RJ). Uma audiência de conciliação realizada no fórum do Rio não teve avanços, mas uma reunião com os promotores do MP está agendada para a próxima terça-feira. 
 
A coordenadora-geral do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe Lagos), Cíntia Machado celebrou a chamada dos concursados de 2009, mas avisa que as ações de cobrança da extensa pauta de reivindicações, inclusive o restante do reajuste salarial prometido para setembro, vão prosseguir. 
– É uma grande vitória da categoria e do departamento jurídico do Sepe. Não haveria convocação se não houvesse a pressão. A categoria permanece em luta, para que o acordo seja integralmente cumprido – disse, referindo-se ao fato de que se nem todas as vagas foram preenchidas com essa convocação (em caso de desistências, por exemplo), o governo terá fazer uma nova convocação. 
 
Convocação – De acordo com a prefeitura, a entrega dos documentos pelos 429 convocados acontecerá entre os dias 5 e 7 de novembro. Os aprovados em todas as etapas do processo iniciarão as suas atividades no próximo ano letivo da rede municipal.
 
Foram chamados os selecionados para as vagas para Docentes I (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e para Docente II, nas disciplinas de História, Português, Geografia, Ciências, Inglês, Educação Física, Artes, além de Supervisores e Orientadores Educacionais.
 
Os convocados devem apresentar os documentos na Escola Municipal Professor Edilson Duarte, no Jardim Caiçara, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O não comparecimento do candidato ou a não apresentação dos documentos exigidos implicará em desclassificação.
 
A próxima etapa será a realização dos exames admissionais, entre os dias 6 e 10 de janeiro de 2020, para os candidatos que tiverem a documentação aprovada. As datas de escolha de lotação, posse e encaminhamento à unidade escolar serão publicadas posteriormente à divulgação do resultado do exame admissional.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.