sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
PRÓPRIO PARA CONSUMO

Análise científica atesta qualidade do pescado da Lagoa de Araruama

Estudo foi feito a pedido da Colônia de Pescadores de Cabo Frio após rumores

07 dezembro 2019 - 20h05Por Redação

Uma análise feita a pedido da Colônia de Pescadores de Cabo Frio indica que os peixes de Lagoa de Araruama estão em boas condições para o consumo. O estudo foi feito em virtude de rumores que colocavam em suspeita a qualidade dos peixes da lagoa. Segundo o biólogo responsável pela análise, não foram encontrados indicativos de restrição ao consumo no período monitorado.

- Diante das observações, podemos dizer que não foi encontrada nenhuma discrepância que pudesse depreciar o produto no período avaliado e nos pontos coletados. Os peixes não apresentaram qualquer alteração que implique em restrições para o consumo - afirma o biólogo Eduardo Fagundes Neto, pós-graduado em ecologia e recursos naturais.

Foram analisados, durante o mês de novembro, cerca de 70 exemplares de quatro espécies de peixes da Lagoa de Araruama: tainha, perumbeba, corvina e carapeba. 

Os peixes foram comprados em bancas situadas em três pontos de desembarque, a Praia da Pitória, em São Pedro da Aldeia; Figueira, em Arraial do Cabo; e a Praia do Centro, em Iguaba Grande.

Segundo Eduardo Fagundes, o método de análise englobou um estudo sensorial, ou seja, sobre as características visíveis dos peixes, e também dos órgãos internos. Os dados constam no relatório final disponibilizado à comunidade pesqueira.

De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores Z-4 (Cabo Frio), Alexandre Marques, o estudo tem o objetivo de desmistificar rumores de que o pescado estaria impróprio para o consumo.

- Esses boatos que surgiram recentemente estavam atrapalhando as vendas. O consumo diminuiu. Por isso pedimos uma ajuda à Prolagos para financiar esse estudo, e eles nos atenderam. A análise atesta que o pescado está em boa qualidade e esperamos que isso possa trazer tranquilidade para o consumidor, que acabe a desconfiança e o pescador possa vender normalmente os seus produtos - explicou Alexandre.