domingo, 25 de maio de 2025
domingo, 25 de maio de 2025
Cabo Frio
21°C
Magnauto
Magnauto site
MEMÓRIA 

Amigos destacam legado de Zé Martins para Cabo Frio

Figuras públicas da cidade falam sobre importância do empresário, vítima da Covid-19 no fim de semana

15 setembro 2020 - 09h42Por Redação

Atordoada, Cabo Frio se despediu no último fim de semana do empresário José Martins de Souza, que, aos 67 anos, não resistiu às complicações da Covid-19. Zé Martins ou Zé da Picanha, seja por qual alcunha era chamado, se despediu não apenas como quem pede licença à mesa, deixando a cadeira vazia; mas deixou uma legião de amigos agora saudosos da presença e da simplicidade do empreendedor.

Com grande trânsito nos meios empresarial e político da cidade, Zé era considerado uma espécie de guru, de quem se esperava uma análise arguta sobre a conjuntura da cidade, entre um gole e outro de café, junto aos amigos. Muitas das conversas foram testemunhadas pelo também empresário Jorge Sawan, dono da Barber Shop, quase vizinha à Picanha do Zé, no Boulevard Canal.

Amigo de Zé dede 1996, Sawan relata com orgulho o fato de que o dono do restaurante tratava as mesas do lado de for de sua barbearia como escritório ao ar livre. E por lá, passavam lideranças políticas de vários matizes, todos respeitosos com a figura do experiente empresário, a quem Sawan tratava como pai e irmão mais velho. Nem por isso, ele relata, perdia a modéstia.

– Zé Martins tinha o carinho o respeito de todos os vereadores e prefeito e ex-prefeitos. Sentava com eles e conseguia contornar algumas situações em prol de Cabo Frio. Muitas vezes eu e ele sentávamos só para apreciar o Boulevard Canal sem falar uma palavra. Ele tinha uma cadeira preferida onde ficava de frente para o estabelecimento dele. Tomava o café dele com as pessoas ao redor, mas ficava de olho no restaurante. Controlava tudo ao mesmo tempo. Respeitava todos, do vendedor de jujuba de rua até o grande empresário – relembra.

Figura conhecida e respeitada no meio político, Duca Monteiro atesta a influência de Zé, mesmo com seu estilo discreto.

– Todos conhecem o Zé da Picanha empresário, mas poucos sabem como era grande o conhecimento e a influência de Zé. Aconselhava e ajudava a todos e não gostava de aparecer, fato raro. Perdem a família, os amigos e a cidade – lamentou.

A empresária e presidente da Associação Comercial de Cabo Frio, Patrícia Cardinot, falou da importância de Zé como homem público. Ex-presidente da Acia e ex-secretário de Indústria e Comércio, ele não tinha cargo, mas nem por isso, deixavam de ouvi-lo antes de tomarem decisões importantes na cidade. Patrícia afirma destacou a história do empresário e o seu posicionamento de não abrir o restaurante, mesmo após as medidas de flexibilização na cidade.

– Estou chocada. Estive há 20 dias com ele, que estava numa busca incessante por melhorias da nossa cidade. Sempre com uma visão empreendedora, arrojado, pujante. Sempre sobrevivendo a todas as crises e sendo um sucesso e referência, famoso no Brasil inteiro. Todo mundo conhecia a Picanha do Zé, no Boulevard Canal. Ele marcou história com essa atitude diferenciada, com a qualidade e o atendimento de excelência tão cobrados por ele. Vinha se prevenindo, amargou o prejuízo de não abrir para não colocar os funcionários em risco. Um cara com visão, com dinamismo, honesto, direto e objetivo e conselheiro de muitos políticos. Era o primeiro a estar por dentro de tudo – disse.

Fundador da Folha dos Lagos e dono da VIVAG Comunicação, o jornalista Moacir Cabral dividiu muitas horas de papo com o amigo, a quem homenageou no próprio sábado. Citando o clássico de Nelson Gonçalves, Cabral diz que naquela mesa sempre vai faltar ele.

– Ele me aconselhava como um pai e ouvia meus conselhos como um filho. Este é o tamanho da dor – relata.

Leia Também

Geral

Proposta de aumento de carga tributária no estado do Rio gera reação do setor produtivo

Na quarta-feira (21/5), a CCJ da Alerj analisou dois projetos que podem elevar em até 67% a carga tributária, colocando em risco a permanência de empresas e empregos no estado do Rio
Grupo de Arraial do Cabo conquista vaga inédita no maior festival de dança da América Latina
CULTURA

Grupo de Arraial do Cabo conquista vaga inédita no maior festival de dança da América Latina

Projeto 'Sopros & Cordas' fará apresentações no Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio
Cultura

Projeto 'Sopros & Cordas' fará apresentações no Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio

Araruama Literária: MV Bill e Carpinejar falam à Folha sobre educação e a realidade dos jovens
Cultura

Araruama Literária: MV Bill e Carpinejar falam à Folha sobre educação e a realidade dos jovens