quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
RECONHECIMENTO

Alerj aprova Medalha Tiradentes para o arquiteto Octavio Raja Gabaglia

Arquiteto e urbanista com grande atuação em Búzios será homenageado com a principal honraria do estado do Rio de Janeiro

02 agosto 2022 - 11h49Por Redação

O arquiteto e urbanista Octavio Raja Gabaglia será homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) com a Medalha Tiradentes, a maior honraria do estado. A homenagem foi aprovada em junho, e é uma indicação do deputado Gustavo Schimidt (Avante) e assinada também pelos parlamentares Alana Passos (PTB), Alexandre Freitas (Podemos), Carlos Minc (PSB), Célia Jordão (PL), Dani Monteiro (PSOL), Delegado Carlos Augusto (PSDB), Léo Veira (PSC), Lucinha (PSD), Martha Rocha (PDT) e Subtenente Bernardo (PTB), demonstrando a representatividade do trabalho de Octavio para o estado. 

Octavio, também conhecido como Otavinho, é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e há mais de 50 anos se dedica à tarefa de “moldar Búzios”, auxiliando em seu planejamento urbano e desenvolvendo projetos, considerando importante a preservação de um estilo arquitetônico que se tornou sua marca registrada e influenciando na identidade da própria cidade, e que hoje se faz presente em casas espalhadas por todo Brasil e exterior, tornando-se referência para profissionais de diferentes gerações.

Autor dos projetos das mais belas casas, lojas, centros comerciais e hotéis de Búzios, possui um currículo extenso com mais de 2 mil projetos realizados, além de sua importância como homem público onde, como vereador, fixou a escala dos imóveis no município em apenas dois andares, preservando a paisagem, e também em diferentes momentos assumindo o cargo de secretário de planejamento urbano. Em 2006 coordenou a elaboração do Plano Diretor do município, com isso ajudando a definir o projeto de crescimento ordenado do balneário. A força de sua influência se fez sentir recentemente na destinação de verba para o retorno do projeto de uma nova via de entrada para Búzios, em uma estrada que destinará o transito pesado do município por fora dos bairros mais adensados. 

Com forte ênfase na utilização de materiais rústicos, telhados amplos, madeira e vidro, sempre buscando a integração do exterior com o interior e aproveitando as sinuosidades do terreno, Octavio tem mantido a coerência de estilo, adaptando-se às novidades e ampliando sua preocupação ambiental. Graças à sua sensibilidade e poder de influência, a cidade de Búzios tem preservado as suas características de simplicidade e elegância que, somadas às belezas naturais, é uma marca mundial. 

A data da entrega da honraria, instituída pela Resolução Nº 359 de 1989, em 8 de agosto de 1989, ainda será informada. 

Instagram https://www.instagram.com/octavio.rajagabaglia/ 
Site https://octaviorajagabaglia.com.br/ 
Facebook https://www.facebook.com/octavio.rajagabaglia