quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
ALÉM DAS CINZAS

Ainda é Carnaval em Cabo Frio: Quero Mais e AtraZados fecham folia de 2020

Blocos desfilam neste fim de semana na orla da Praia do Forte e no bairro do Braga

28 fevereiro 2020 - 19h48Por Redação

O Carnaval 2020 se despede neste fim de semana em Cabo Frio, com o desfile de dois dos mais tradicionais blocos da cidade. Neste sábado (29), o Quero Mais garante a folia, das 15h às 21h. A concentração acontece na Estação Praia do Forte. O desfile acontece na orla no sentido Duna Preta, com animação a cargo dos cantores André Vianna e Raylane Mendes.

O encerramento oficial acontece neste domingo (1º), com o desfile do bloco Os AtraZados, que se concentra na Rua Maestro Brás, no bairro Morubá. O desfile se inicia na Avenida Vereador Antônio Ferreira dos Santos, sentido orla da Praia do Forte. passa pela Rua Alexis Novellino, retorna pela Avenida Vereador Antônio Ferreira dos Santos e termina na Rua Maestro Brás.

O Carnaval é uma realização da Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (Abaccaf) com apoio da Prefeitura, que cede estrutura e logística de trânsito e segurança por meio de agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Guarda Civil Municipal.

Balanço dos serviços – A Prefeitura montou um esquema especial em diversas áreas para os dias de folia. Na fiscalização, 122 agentes da Guarda Civil, com apoios de motos e viaturas, atuaram nos pontos de maior circulação de pessoas. A ação foi realizada em parceria com a PM e com a Coordenadoria de Posturas e resultou em seis veículos apreendidos, 652 infrações de trânsito, dois carros recuperados, quatro flanelinhas encaminhados para a 126º Delegacia de Polícia e em duas ocorrências de trânsito.

A Guarda Marítima e Ambiental (GMA) contou com vinte e seis agentes para monitorar as praias de maior movimento na cidade como Forte, Peró, Conchas, Foguete, Pontal do Peró e Ilha do Japonês, esta última com 45 salvamentos. A equipe também resgatou 10 animais marinhos e oito animais silvestres; além de 30 ocorrências de atendimento a crianças perdidas nas praias.

Em relação ao ordenamento nas areias cabo-frienses foram cinco operações simultâneas da GMA na Praia do Forte (prática de esporte em horário indevido e animais na orla) e na Praia do Peró (requisitos de manutenção do projeto Bandeira Azul). Além disso, 20 veículos foram notificados por estarem em áreas de preservação ambiental e foi realizada uma operação de isolamento do Terminal de Transatlântico para recepção de tripulantes e passageiros do navio Costa Fascinosa, que desembarcou na cidade com cerca de 1.800 visitantes no domingo de Carnaval.

A equipe de limpeza da Comsercaf recolheu mais de duas mil toneladas de resíduos, volume cerca de 30% menor do que o material recolhido no mesmo período do ano passado com aproximadamente três mil toneladas retiradas da ruas. Além disso, as ruas foram lavadas diariamente com água de reuso cedida pela Prolagos.

As seis principais unidades de saúde do município totalizaram 5.472 atendimentos durante a folia. Os pontos de maior movimentação foram no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (1.960), no Jardim Esperança; na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Burle (1.901) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tamoios (1.369).