quarta, 01 de abril de 2026
quarta, 01 de abril de 2026
Cabo Frio
24°C
Magnauto
estiagem

Águas de março podem ficar pelo caminho
 

Com muita sorte, institutos estimam que volume de chuvas seja normal
 

25 fevereiro 2015 - 10h33

Mesmo com volume de chuvas em fevereiro acima da média desde 2006, a estimativa dos institutos de climatologia não é das melhores para o mês que se aproxima. A tendência pontada nos mapas e gráficos é de que, com sorte, março fique dentro da normalidade de chuvas ou até abaixo da média. Com a estiagem dos últimos tempos, além da baixa nos reservatórios de água em todo país, os produtos agrícolas caem na qualidade e sobem no preço.

– Em fevereiro tivemos oscilações climáticas que favoreceram as chuvas, mas estamos passando por período de seca, que infelizmente é longo. Antes do dia 10 começa um ciclo desfavorável no sudeste. Não vai secar, mas será muito fraco. Na melhor das hipóteses fica normal à abaixo da média, o que é mais provável –avaliouAlexandre Nascimento, meteorologista do Instituto Climatempo.

Segundo ele, o desempenho mais razoável de fevereiro não deve se repetir em março, além de não ter sido suficiente para amainar a pior falta de chuva em janeiro dos últimos quatro anos.  Nascimento explicou ainda que os modelos meteorológicos apontam período ruim para chuvas, um ciclo que dura cerca de 30 dias.

– Pontualmente as chuvas de fevereiro surpreenderam, tivemos sorte com o sistema Cantareira, mas na maior parte das regiões paulistas o nível de chuva foi abaixo do esperado assim como na Região Sudeste – explicou.

De acordo com Nascimento, as oscilações climáticas que favoreceram as chuvas em fevereirosurgiram por fatores variáveis que, em princípio, não são indicados nos mapas meteorológicos a partir de março.

Leia a matéria completa na edição desta quarta-feira, 25. 

Leia Também

Joalheria de Cabo Frio prepara chegada a Niterói e mira expansão através de franquias
NEGÓCIOS

Joalheria de Cabo Frio prepara chegada a Niterói e mira expansão através de franquias

Março marca retomada das atividades do projeto "N'GOMA IAIÁ!", do Coletivo GRIOT, de Cabo Frio
CULTURA

Março marca retomada das atividades do projeto "N'GOMA IAIÁ!", do Coletivo GRIOT, de Cabo Frio

São Pedro da Aldeia lança festival gastronômico com pratos exclusivos e preços fixos
CULTURA E SABOR

São Pedro da Aldeia lança festival gastronômico com pratos exclusivos e preços fixos

Geral

Após protestos, prefeito de Cabo Frio recua e anuncia redução drástica nos valores da taxa de lixo

Serginho Azevedo estabelece teto de R$ 250 anuais para 90% das residências e garante crédito tributário para quem já efetuou o pagamento com valor antigo