Assine Já
quarta, 01 de dezembro de 2021
Região dos Lagos
25ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53491 Óbitos: 2186
Confirmados Óbitos
Araruama 12497 447
Armação dos Búzios 6580 73
Arraial do Cabo 1754 93
Cabo Frio 15408 901
Iguaba Grande 5564 147
São Pedro da Aldeia 7047 290
Saquarema 4641 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Agricultores e funcionários da Prefeitura participam de curso de confecção de biodigestores caseiros

Curso foi ministrado na Fazenda Campos Novos

17 outubro 2019 - 14h30
Agricultores e funcionários da Prefeitura participam de curso de confecção de biodigestores caseiros
A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Agricultura e da Coordenadoria-geral de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou o curso de confecção de biodigestores caseiros. O público-alvo foram os produtores rurais do município e os funcionários da Secretaria de Agricultura. O curso foi realizado na Fazenda Campos Novos nesta quarta-feira (16).
 
O curso contou com 15 participantes e teve como objetivo preparar o produtor rural para produzir de maneira simples biodigestores que reutilizem os dejetos orgânicos de animais para produção de biofertilizantes e biogás. O curso foi totalmente gratuito.
 
Para o secretário de Agricultura, José Dias, qualificar os produtores rurais é o caminho para a sustentabilidade.  “Vamos buscar sempre qualificar o produtor rural para que ele consiga ser autossustentável. O produtor rural independente é um profissional que produz mais”, conta ele.
 
Os participantes do curso receberão em breve um certificado de qualificação.
 
 Sobre o biodigestor
 
Biodigestor é um tanque protegido do contato com o ar, onde a matéria orgânica contida nos efluentes é metabolizada por bactérias anaeróbias (que se desenvolvem em ambiente sem oxigênio). Neste processo, os subprodutos obtidos são o gás (biogás), uma parte sólida que decanta no fundo do tanque (biofertilizante), e uma parte líquida que corresponde ao efluente (chorume) mineralizado (tratado).

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.