A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Agricultura e da Coordenadoria-geral de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou o curso de confecção de biodigestores caseiros. O público-alvo foram os produtores rurais do município e os funcionários da Secretaria de Agricultura. O curso foi realizado na Fazenda Campos Novos nesta quarta-feira (16).
O curso contou com 15 participantes e teve como objetivo preparar o produtor rural para produzir de maneira simples biodigestores que reutilizem os dejetos orgânicos de animais para produção de biofertilizantes e biogás. O curso foi totalmente gratuito.
Para o secretário de Agricultura, José Dias, qualificar os produtores rurais é o caminho para a sustentabilidade. “Vamos buscar sempre qualificar o produtor rural para que ele consiga ser autossustentável. O produtor rural independente é um profissional que produz mais”, conta ele.
Os participantes do curso receberão em breve um certificado de qualificação.
Sobre o biodigestor
Biodigestor é um tanque protegido do contato com o ar, onde a matéria orgânica contida nos efluentes é metabolizada por bactérias anaeróbias (que se desenvolvem em ambiente sem oxigênio). Neste processo, os subprodutos obtidos são o gás (biogás), uma parte sólida que decanta no fundo do tanque (biofertilizante), e uma parte líquida que corresponde ao efluente (chorume) mineralizado (tratado).
Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.
Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.