quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
MAIOR PRODUTOR DO ESTADO

Agricultores de Araruama ganham máquina de beneficiamento de frutas cítricas

Prefeitura entrega equipamento aos trabalhadores nesta terça-feira (8)

07 dezembro 2020 - 20h51Por Redação

A Prefeitura de Araruama, por meio da Secretaria de Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca, vai entregar nesta terça-feira (8) um novo equipamento para atender os agricultores familiares da Região. É a máquina de beneficiamento de citrus, como laranja, limão, tangerina pocã,  instalada no Galpão do Produtor Rural, em São Vicente, terceiro distrito.

Para proteger a população por causa da pandemia do Coronavírus a entrega será on-line, às 11h, por meio do Facebook da Prefeitura. A máquina de beneficiamento de citrus  é toda automatizada e realiza os seguintes procedimentos:  limpeza, separação das frutas por tamanho, secagem e utiliza, inclusive,  um produto especial que dá aspecto de brilho às frutas.

Araruama é hoje o maior produtor de citrus no Estado. São produzidas cerca de 30 mil toneladas de frutas por ano. O objetivo com essa nova máquina é agregar valor aos produtos no mercado. Segundo técnicos da Secretaria de  Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca, os preços das caixas dos citrus podem ter um acréscimo de até 50% depois do beneficiamento.

A expectativa é de que 50 produtores rurais de Araruama sejam atendidos, sem nenhum custo para eles. Por dia, deverão ser  beneficiadas cerca de 200 caixas de frutas. Na prática vai funcionar assim: os próprios produtores rurais, já cadastrados junto à Secretaria de Agricultura, ficam responsáveis  por levar seus produtos até o Galpão e utilizar a máquina para o beneficiamento. Não será preciso agendar. O atendimento vai ser  por ordem de chegada. 

O Galpão do Produtor Rural fica em São Vicente, na Rua Carijojó, Centro, e funciona de segunda-feira a sábado, das 08h às 17h.