sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
MEIO AMBIENTE

Agentes da Prefeitura de São Pedro da Aldeia resgatam dois animais silvestres em menos de 24h

Remoções de filhote de maçarico e cobra jararaca foram realizadas em locais distintos do município

26 abril 2021 - 18h15Por Redação

Dois animais silvestres foram resgatados nas últimas 24 horas em São Pedro da Aldeia por agentes da Guarda e do Grupamento Ambiental. Uma cobra da espécie Bothrops Jararaca, conhecida popularmente como jararaca, foi capturada no bairro São Mateus por agentes da Guarda Ambiental, nesta segunda-feira (26), e solta em área adequada. Um pássaro maçarico também foi resgatado, às margens da Lagoa de Araruama, durante a ação de limpeza realizada no domingo (25) no bairro Baixo Grande. Ele precisou ser encaminhado para um centro de reabilitação. 

A cobra jararaca foi localizada por funcionários de uma das unidades da concessionária Prolagos, que acionaram os agentes municipais por meio do número 153. Esta espécie de cobra possui desenhos que lhe permitem fácil camuflagem, o que torna mais difícil a visualização. Podem chegar a cerca de 1,20m e são venenosas, por isso a importância de acionar órgãos especializados ao avistá-la em área residencial. 

A secretária de Meio Ambiente, Raquel Trevizam, explicou que o crescimento urbano pode estar associado ao aparecimento das serpentes. “Existe uma pressão do crescimento urbano que faz com que essas cobras busquem locais com maior concentração de alimentos, como roedores. Elas se aproximam cada vez mais das residências motivadas por isso. Orientamos a população para que sempre peça ajuda ao se deparar com animais silvestres, especialmente serpentes”, orientou. 

O membro do Grupamento Ambiental, Marco da Conceição, disse que a maioria dos resgates realizados é em áreas próximas aos habitats naturais dos animais. “Eles têm aparecido em locais próximos a áreas verdes, especialmente as cobras. A captura realizada hoje foi perto da mata nativa. A serpente pode ter ido em busca de uma preza, por exemplo”, afirmou.

O pássaro maçarico, ainda filhote, foi localizado durante uma ação de limpeza com retirada de resíduos realizada no bairro Baixo Grande. Ele estava debilitado e precisou ser encaminhado pelos agentes municipais ao CTA Meio Ambiente, empresa com sede em Cabo Frio, que presta atendimento à fauna e flora na região pertencente à Bacia de Campos.