sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
EXPOSIÇÃO PERMANENTE

Aeronave militar será exposta na orla de São Pedro da Aldeia a partir deste domingo (23)

Equipamento era operado pelo 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque da Marinha do Brasil

21 agosto 2020 - 17h27Por Redação

O maior cartão-postal de São Pedro da Aldeia vai ser palco para um monumento em homenagem à Aviação Naval brasileira. Uma aeronave Mc Donnel-Douglas A-4 Skyhawk ficará exposta, de forma estática e permanente, na Orla da Praia do Centro, principal atrativo turístico da cidade, que está sendo revitalizado pela Prefeitura. A exposição ficará disponível para o público a partir deste domingo (23). Devido ao cenário de pandemia do coronavírus, não haverá cerimônia de inauguração.

Instalada às margens do calçadão que está sendo construído na orla da Praia do Centro, próximo à Rodoviária Municipal, a aeronave militar promete chamar a atenção de quem passar pelo local e dar boas-vindas aos visitantes, sendo um novo símbolo na entrada da cidade. A iniciativa integra um conjunto de ações, resultante de uma cooperação entre a Prefeitura e a Marinha do Brasil, que têm como objetivo valorizar a relação histórico-cultural de São Pedro da Aldeia com a Aviação Naval.

Para o prefeito Cláudio Chumbinho, haverá uma grande interação do público nesse monumento, que será um marco para moradores e visitantes conhecerem e registrarem a cidade. “São Pedro da Aldeia é a morada da Aviação Naval há quase 60 anos. A parceria que temos com a Marinha também busca valorizar essa história. Não haverá uma cerimônia de inauguração para evitar aglomerações e preservar a saúde da população aldeense”, explica.

A abertura da exposição permanente acontece na mesma data na qual se comemora os 104 anos da Aviação Naval. A aeronave, exposta às margens da Laguna de Araruama, era operada pelo 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1) e atuou em áreas oceânicas com a responsabilidade de interceptar e atacar alvos aéreos, além de defender área marítima restrita e localizar, acompanhar e atacar alvos de superfície, entre outras funções.