domingo, 27 de abril de 2025
domingo, 27 de abril de 2025
Cabo Frio
23°C
Park Lagos
Park Lagos mobile
BRIGA GRANDE

Advogado que moveria ação da Acia contra a China agora processa OMS em R$ 1 bilhão por 'má conduta'

Principal argumento é que houve negligência e omissão da organização

11 julho 2020 - 16h58Por Redação

O advogado Anselmo Ferreira Melo Costa acaba de mover uma ação de R$ 1 bilhão contra a Organização Mundial de Saúde (OMS) por supostos danos ao Brasil que teriam sido causados pelas políticas de quarentena e isolamento social recomendados pela entidade. O advogado é o mesmo que moveria uma ação da Associação Comercial e Industrial de Cabo Frio (Acia) contra a China, do mesmo valor.

Segundo o advogado, que representa a igreja Templo do Senhor, que tem sede em São Paulo, a indenização deverá ser revertida para o fundo em prol à população afetada pela Covid-19 no Brasil. Anselmo argumenta que as orientações da organização foram tardia. 

"A ação civil que ingressamos busca reparar danos causados pela negligência e omissão da Organização Mundial da Saúde, organismo internacional, possível de ser demandado, conforme se dispõe o art. 109, II, da CF/88, não restam dúvidas quanto a sua possibilidade de figurar no polo passivo. Ocorre que, acredita-se que os danos poderiam ter sido menores, se então a população tivesse sido alertada tempos antes, logo quando ocorreram os primeiros casos na China, o que evidencia a negligência da OMS e sua ineficiência", argumenta o advogado.

Segundo o advogado, a ação requer que a OMS seja citada em seu escritório regional no Brasil para dar celeridade ao processo: "como a ação é concernente aos danos que a má gestão da OMS está causando ao Brasil, queremos que a representação da mesma no país seja citada."

Anselmo argumenta ainda que as orientações da organização foram tardias. 

"A Organização só reconheceu que o vírus era transmissível entre humanos em 22 de janeiro, um mês depois do surgimento da doença em Wuhan (primeiro caso confirmado como infecção por COVID-19 é datado de 8 de dezembro de 2019), e só considerou a doença uma ameaça para o mundo em 11 de fevereiro. Estima-se que tal demora contribuiu para transformar a epidemia chinesa em uma pandemia. Para piorar tal cenário, um relatório publicado pelo jornal alemão Der Spiegel relatou que o presidente da China pediu à Organização Mundial de Saúde para atrasar a divulgação de informações sobre a transmissão do novo coronavírus. O caso também foi citado na imprensa britânica pelo jornal Daily Mail. Outra evidência interessante é de que, no dia 31 de dezembro do último ano, o Governo do Taiwan tentou alertar a OMS quanto a gravidade do vírus e foi ignorado."

I

Leia Também

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
Geral

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama
FISCALIZAÇÃO AUSENTE

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama