sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

“Adriano rompeu o acordo e o diálogo também”, diz ocupante da prefeitura

Manifestantes passaram a noite no prédio e dizem que só saem se prefeito abrir diálogo

10 julho 2019 - 09h15
“Adriano rompeu o acordo e o diálogo também”, diz ocupante da prefeitura

O clima político de Cabo Frio esquenta com a segunda ocupação de prédio público nesta semana - na segunda-feira, artistas ocuparam o Charitas. Desta vez foram servidores da Educação que, desde ontem, ocuparam o prédio da prefeitura. São 10 ocupantes que passaram a noite no local e prometem só sair quando o prefeito Adriano Moreno atender um grupo para audiência. Durante a noite de ontem os servidores tiveram problemas porque o banheiro foi fechado, a entrada de alimentos proibidos e água cortada. Mas representantes da OAB e Câmara Municipal negociaram a normalização da situação.

Segundo informações da sindicalista Denize Teixeira, que também passou a noite acampada nos corredores do segundo andar da prefeitura, o  motivo da ocupação é o não cumprimento de diversos pontos do acordo feito com o próprio prefeito no mês passado, dentre eles, reajuste de 8% para a categoria, isonomia salarial e o não cumprimento do calendário de pagamento.

- O prefeito cancelou duas vezes uma audiência marcada e por não ter previsão alguma de nos atender, viemos para cá e só sairemos quando ele falar com a gente. Além de romper o acordo, Adriano rompe o diálogo! – declarou Denize.

A sindicalista informou ainda que como o governo descontou um dia dos servidores por greve realizada no mês passado, a reposição das aulas só será feita quando esse dinheiro for reposto: “Com isso, o ano letivo não tem hora para acabar”, finalizou Denize. Vale ressaltar que a categoria decidiu em assembleia no mês passado que toda vez que o quinto dia útil para o pagamento não fosse cumprido, a greve estaria decretada automaticamente no dia seguinte. A categoria está em greve desde o último sábado.

A Folha enviou um pedido de nota para a prefeitura de Cabo Frio, mas ainda não obteve resposta e, assim que a mesma chegar, será publicada.

No Charitas, sede da secretaria de Cultura, artistas da cidade promovem uma ocupação desde segunda-feira contra a nomeação do novo secretário da pasta. Diversos eventos acontecem no local, como apresentação de música, literatura, pintura e etc. A prefeitura também foi questionada sobre esta ocupação e também não se manifestou até o momento.