Assine Já
domingo, 28 de novembro de 2021
Região dos Lagos
28ºmax
20ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53350 Óbitos: 2180
Confirmados Óbitos
Araruama 12493 447
Armação dos Búzios 6571 73
Arraial do Cabo 1754 93
Cabo Frio 15299 896
Iguaba Grande 5549 146
São Pedro da Aldeia 7043 290
Saquarema 4641 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Ações de limpeza das Ilhas Feia e Caboclo, em Búzios, recolhem mais de duas toneladas de lixo

Nos dois locais, foram recolhidos pneus velhos, latas, plásticos, cordas, pedaços de redes velhas, pedaços de lonas, entre outros

17 junho 2021 - 08h20Por Redação

A Secretaria do Ambiente e Pesca de Búzios recolheu nesta segunda-feira (14), mais de duas toneladas de lixo nas limpezas realizadas nas Ilhas Feia e Caboclo. Além da limpeza também foi realizado plantio de mudas na Ilha Caboclo. Nos dois locais, foram recolhidos pneus velhos, latas, plásticos, cordas, pedaços de redes velhas, pedaços de lonas, entre outros. As ações ocorreram dentro das comemorações pela Semana do Meio Ambiente.

Na costa da Ilha Feia, um guarda-vida encontrou boiando um barril de hidrocarboneto (possivelmente petróleo), provavelmente oriundo de alguma colisão entre embarcações em alto mar. A Capitania dos Portos foi informada imediatamente, cabendo à ela todas as medidas necessárias.

Segundo o secretário da pasta, Evanildo Cardoso, a ação de limpeza nas ilhas tem o intuito de promover uma conscientização maior para que as pessoas deixem de lançar resíduos na natureza.

Ainda de acordo com o secretário, a Ilha do Caboclo faz parte do Parque dos Corais, que é uma Unidade de Conservação e Preservação Integral. Não cabe a utilização dela como deposito ou guarda de matérias, até que de fato tenha um plano de manejo de conservação. É necessário otimizar o uso dela de forma que seja de acordo com o ambiente coralíneo.

"É necessário um processo de educação ambiental maior das diversas atividades que interage com nossa costa, tanto atividades turísticas, quanto pesqueiras, as pessoas precisam ter um pouco mais de consciência ambiental", esclarece Evanildo.

A Ação contou com o apoio da Guarda Marítima Ambiental, Guarda-Vida e integrantes do Parque e Jardins Seapur.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.