terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos beer fest
SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Ações de limpeza das Ilhas Feia e Caboclo, em Búzios, recolhem mais de duas toneladas de lixo

Nos dois locais, foram recolhidos pneus velhos, latas, plásticos, cordas, pedaços de redes velhas, pedaços de lonas, entre outros

17 junho 2021 - 08h20Por Redação

A Secretaria do Ambiente e Pesca de Búzios recolheu nesta segunda-feira (14), mais de duas toneladas de lixo nas limpezas realizadas nas Ilhas Feia e Caboclo. Além da limpeza também foi realizado plantio de mudas na Ilha Caboclo. Nos dois locais, foram recolhidos pneus velhos, latas, plásticos, cordas, pedaços de redes velhas, pedaços de lonas, entre outros. As ações ocorreram dentro das comemorações pela Semana do Meio Ambiente.

Na costa da Ilha Feia, um guarda-vida encontrou boiando um barril de hidrocarboneto (possivelmente petróleo), provavelmente oriundo de alguma colisão entre embarcações em alto mar. A Capitania dos Portos foi informada imediatamente, cabendo à ela todas as medidas necessárias.

Segundo o secretário da pasta, Evanildo Cardoso, a ação de limpeza nas ilhas tem o intuito de promover uma conscientização maior para que as pessoas deixem de lançar resíduos na natureza.

Ainda de acordo com o secretário, a Ilha do Caboclo faz parte do Parque dos Corais, que é uma Unidade de Conservação e Preservação Integral. Não cabe a utilização dela como deposito ou guarda de matérias, até que de fato tenha um plano de manejo de conservação. É necessário otimizar o uso dela de forma que seja de acordo com o ambiente coralíneo.

"É necessário um processo de educação ambiental maior das diversas atividades que interage com nossa costa, tanto atividades turísticas, quanto pesqueiras, as pessoas precisam ter um pouco mais de consciência ambiental", esclarece Evanildo.

A Ação contou com o apoio da Guarda Marítima Ambiental, Guarda-Vida e integrantes do Parque e Jardins Seapur.