sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Acesso principal de Arraial do Cabo é liberado

Município prepara plano de contenção das encostas e drenagem após as chuvas

22 maio 2019 - 08h48
Acesso principal de Arraial do Cabo é liberado

As duas pistas de acesso ao Centro de Arraial do Cabo, na RJ-140, altura da Prainha, foram liberadas na noite de ontem, após vistoria do DER-RJ. O local vinha funcionando em meia-pista no esquema pare-e-siga há dois dias, mas chegou a ser totalmente interditado, por medida de segurança, durante as fortes chuvas do fim da semana passada. A situação obrigou os veículos a usarem vias alternativas para entrar e sair da cidade.

Mesmo assim, o pós-chuva em Arraial do Cabo ainda é de muito trabalho e preocupação para as equipes da prefeitura e Defesa Civil da cidade. Os pontos críticos são Morro da Cabocla, Pontal do Atalaia e Distritos. A Prefeitura trabalha na limpeza dos bairros mais afetados, além do escoamento das águas, com a ajuda de quatro caminhões de jato a vácuo e patrolamento nas ruas de terra dos distritos. As oito casas interditadas continuam com a interdição e as famílias abrigadas em casas de parentes e na Escola Municipal Adolpho Beranger Junior. 

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a preocupação da Defesa Civil agora é com novas chuvas, por isso mantém o alerta e o estado de emergência. Sobre as rachaduras,  no Morro da Cabocla, a Secretaria de Obras está montando um projeto de contenção e drenagem.

– O Morro da Cabocla é nossa prioridade e estamos finalizando o plano de contenção e drenagem. Nossa previsão é que na quinta-feira, quando está sendo aguardada a presença do governador Witzel, esse plano seja apresentado a ele – informou o secretário de obras, Renato Gonçalves.  

Cabo Frio – A Superintendência da Defesa Civil de Cabo Frio e a Comsercaf  passaram o dia de ontem trabalhando para amenizar os estragos provocados pelas chuvas que atingiram a cidade na semana passada. Segundo o superintendente da pasta, Jorge Velloso, ainda há locais com grande acúmulo de água. Somente na manhã de ontem, a equipe recebeu 11 ocorrências, inclusive para vistoriar árvores que ameaçam cair. Desde a última sexta-feira, foram 117 chamados. 

Os chamados de alagamentos se concentram no Peró, no Cajueiro e nas Dunas. Já as ocorrências para vistorias de árvores foram solicitadas por moradores dos bairros Braga e Foguete. A Defesa Civil conta com apoio das equipes da Comsercaf, que desde às 5h atuam nos Primeiro e Segundo Distritos com foco na desobstrução das redes de drenagem e coleta de lixo e inservíveis descartados pela população após a chuva.

No Peró, duas ruas ainda sofrem com alagamentos e, para facilitar o escoamento da água, equipes da autarquia trabalham com o auxílio de caminhões vacol. No mesmo bairro, duas casas também estão inundadas e receberão o apoio da equipe. No Jacaré, uma barricada formada por lixo no alto de um morro desmoronou e caiu no pátio da Unidade Básica de Saúde. Uma equipe trabalha na limpeza do local. Ninguém ficou ferido.

Três casas continuam interditadas, duas no Jacaré e uma no Jardim Peró. Outras casas que ficam no entorno do Morro do Telégrafo, na Gamboa, e as encostas na Avenida Wilson Mendes, perto do Dormitório das Garças e do lado direito da subida da Ponte Feliciano Sodré, permanecem isoladas por risco de deslizamentos. De acordo com a Defesa Civil cinco pessoas estão desalojadas e 28 desabrigadas. O órgão continua de plantão para os chamados de emergência pelos telefones 199 e 99958-0199.

A previsão o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) para esta terça é de céu claro a parcialmente nublado e sem previsão de chuva. A temperatura máxima prevista é de 31ºC e os ventos estarão fracos a moderados. Entretanto, a Defesa Civil segue monitorando o alerta emitido pela Marinha no domingo, com previsão de ventos fortes e ondas altas para o município. Esse alerta segue até amanhã.