Assine Já
sábado, 23 de outubro de 2021
Região dos Lagos
25ºmax
15ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
HISTÓRIA DE CABO FRIO

Campanha arrecada fundos para digitalização de documentos do Acervo Marcio Werneck

Campanha de arrecadação pode ser encontrada no site da Kickante

22 janeiro 2021 - 15h00Por Redação
Campanha arrecada fundos para digitalização de documentos do Acervo Marcio Werneck

O projeto do Acervo Marcio Werneck está realizando uma campanha com o intuito de arrecadar fundos para a digitalização dos documentos que irão compor a 2ª parte do site do acervo. Nesta etapa, será necessário digitalizar cerca de 200 slides e negativos e 100 fitas K7. Essas fitas contém entrevistas inéditas de personalidades ilustres da Região dos Lagos, como: Vitorino Carriço, Célio Mendes Guimarães Gentil Faria, Dona Eva, Dona Uia, Toninho Português, Dr. Hilton Massa, José Cabral, Otacílio Ferreira e Antônio de Gastão. A campanha de arrecadação pode ser encontrada no site da Kickante. O historiador e autor, Marcio Werneck, morreu em 2004. 

A relevância do projeto do site do Acervo Marcio Werneck está no material inédito reunido ao longo do estudo de três décadas pelo autor e historiador, através de trabalhos técnicos e multidisciplinares, de entrevistas com pessoas ilustres e muitas já falecidas e de fotos que ainda estão em slides e negativos. Uma parte desse material já foi digitalizado anteriormente e esteve no ar gratuitamente por três anos, de 2016 a 2019. Atualmente, o site do projeto está fora do ar. 

Como ainda há uma 2ª parte para ser digitalizada –  diminuindo a carência de fontes e lugares para pesquisa sobre a história da Região dos Lagos, mais precisamente sobre as cidades de Armação dos Búzios e Cabo Frio – o projeto resolveu promover a campanha virtual para a arrecadação de fundos.

De acordo com a organização do projeto, todos os apoiadores desta campanha irão receber um e-book do primeiro livro de Werneck, "Viagem à terra do pau-Brasil", além do nome constando em uma lista de apoiadores em destaque no site. 

Maria Werneck é jornalista, cabo-friense e, atualmente, trabalha com produção cultural. Ela é filha do Marcio Werneck e é a responsável pelas ações do acervo. Ela conta que a campanha é necessária para dar continuidade ao projeto. 

 – Os equipamentos que são utilizados para a digitalização têm um certo tipo de custo, tem um preço que é cobrado pelos profissionais, fora o custo do site e os s backups, por exemplo. Resolvemos fazer esta campanha por conta própria para darmos continuidade ao projeto. 

Ela ainda acrescenta que é de extrema importância que a Região dos Lagos conheça sua própria história e que um pedaço dessa história está presente no acervo. 

– O acervo faz parte da nossa história enquanto cabo-frienses e buzianos. Para mim é um prazer poder ser um instrumento capaz de promover a acessibilidade à nossa história. 

O objetivo final do projeto é colocar o site novamente no ar, agora de uma maneira mais completa para consulta gratuita das pessoas que se interessarem pelos assuntos relacionados. O valor arrecadado será usado para compra de material para digitalização, como é o caso do conversor de slides e negativos, de papelaria, custos com registro, hospedagem e suporte do site, além do pagamento dos profissionais envolvidos, como Web Designer, Jornalista e Produtor Cultural. 
 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.