sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MAIS VERDE

Ação conjunta inicia revegetação de trecho na faixa marginal da Lagoa de Araruama em São Pedro

Plantio de mudas nativas, feito em parceria com a Prolagos, é uma das ações em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

05 junho 2021 - 16h00Por Redação

Um dos trechos da Faixa Marginal de Proteção (FMP) da Lagoa de Araruama recebeu, neste sábado (5), o plantio de árvores nativas da região. A ação é uma parceria entre o município, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação com a Prolagos, concessionária de águas e esgoto. As mudas foram plantadas por professores da rede de ensino municipal na orla do Centro, próximo à Praia da Teresa. A revegetação da área é uma das iniciativas desenvolvidas pelo município em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. 

A ação teve o número de participantes reduzido, respeitando todos os protocolos e medidas de prevenção à disseminação da Covid-19 estabelecidas pelo município por meio do decreto em vigor (Decreto nº 109).

Posteriormente, com o retorno das aulas, será relançada a gincana “De olho no óleo”, uma parceria de sucesso com a Concessionária Prolagos, que visa educar crianças e familiares sobre os danos que o descarte incorreto do óleo utilizado na culinária causa na rede de esgoto, como o entupimento dos canos e a atração de pragas que podem causar doenças. A unidade que arrecadar mais litros de óleo, ao fim do período estabelecido, será a campeã da gincana. 

A coordenadora de Educação Preventiva do município, Maria Regina da Silveira Rosa, ressaltou a relevância de manter em dia campanhas de conscientização sobre a preservação do ecossistema. “Trabalhar sustentabilidade e a preservação do meio ambiente é de fundamental importância. Precisamos nos sensibilizar e conscientizar a sociedade. Neste momento, infelizmente, não tivemos a presença de nossos alunos na primeira ação, mas estaremos trabalhando com eles essa valorização. Meio ambiente é vida. Vamos preservar”, afirmou a coordenadora.

O que é uma Faixa Marginal de Proteção? 

De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Faixas Marginais de Proteção (FMP) são faixas de terra às margens de rios, lagos, lagoas e reservatórios d’água, necessárias à proteção, defesa, conservação e operação de sistemas fluviais e lacustres. A vegetação presente nesses trechos apresenta em sua composição espécies típicas, que fazem a manutenção do microclima e da qualidade da água.