sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
FAZENDO FORÇA PARA VOLTAR

Academias pressionam Prefeitura de Cabo Frio pela reabertura

Empresários pedem inclusão do setor no ramo de atividades consideradas essenciais

25 junho 2020 - 21h40Por Rodrigo Branco

Após a flexibilização das atividades econômicas em Cabo Frio, donos de academias e empresários do ramo fitness pressionam o prefeito Adriano Moreno (DEM) para que o setor seja incluído na lista de atividades essenciais e dentro da zona laranja, atualmente em vigor por decreto municipal, o que permitiria a reabertura imediata desses estabelecimentos. 

Um grupo de cerca de 30 empresários, entre donos de academias, boxes de crossfit, estúdios de pilates e personal trainers, criou um movimento nos mesmos moldes do idealizado por comerciantes e donos de meios de hospedagens. Um abaixo-assinado virtual para apoiar a iniciativa foi criado e, até o fechamento desta reportagem, tinha 1.040 assinaturas. O grupo também tem o apoio da Associação dos Profissionais de Educação Física (Aspef) e do Conselho Regional de Educação Física (Cref).

Segundo o empresário e professor Jeandre Câmara, da Bodyclub, os donos de academia de Cabo Frio estão articulados com os colegas de outros estados, com quem trocam informações sobre os protocolos de segurança adotados e os decretos assinados em cada local. O grupo cabofriense, ele afirma, elaborou uma cartilha com 30 medidas de distanciamento e sanitização, dentro das especificações da OMS e do Ministério da Saúde.

– Nós promovemos saúde, cuidamos do corpo e da mente das pessoas, sem contar a parte de sociabilização. A atividade física realmente pode ser feita em casa e ao ar livre, mas nem todo mundo consegue, nem todo mundo se sente à vontade. Então não é só a parte financeira, mas de saúde, de tratamento.  Por isso, as academias são essenciais. Levamos qualidade de vida para a população – argumenta Jeandre.

Os donos de academia e educadores físicos já tiveram duas reuniões com representantes da Prefeitura, onde foi protocolada a cartilha com as medidas de prevenção ao coronavírus nos estabelecimentos. O grupo vai recorrer ainda ao Ministério Público e à Câmara de Vereadores que, nesta terça-feira (23), aprovou projeto de lei que torna serviços essenciais os templos religiosos.

Em maio, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) incluiu as academias de ginástica no rol das atividades essenciais, porém, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) deu autonomia aos estados e municípios para que legislem sobre o assunto.