sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
Um jornal com história

A vez da inovação: Folha dos Lagos passa a circular em novo formato impresso

Após ultrapassar a edição de número 6 mil, jornal se moderniza e cria edição com maior apelo visual e interatividade entre o impresso e o digital

16 março 2023 - 14h10Por Redação
A vez da inovação: Folha dos Lagos passa a circular em novo formato impresso

Após ultrapassar a edição impressa de número 6 mil, a Folha dos Lagos se reinventa mais uma vez e circula, a partir desta sexta-feira (17), em novo formato. Será um jornal mais moderno e de fácil manuseio, com visual atrativo, ao mesmo tempo em que permanece o zelo com o conteúdo jornalístico, marca dos 33 anos de história deste veículo. A interatividade, ligando o papel ao digital, também será característica desta nova fase. Serão explorados recursos como QR codes, levando o leitor diretamente para os espaços virtuais da Folha. Uma das novidades é que a coluna Informe, assinada pelo jornalista Moacir Cabral, agora passa ocupar página inteira. A circulação também foi ampliada. A partir de sexta, o impresso chega a Cabo Frio e Arraial do Cabo e, de sábado em diante, também a Araruama, Búzios, Iguaba Grande, Maricá, São Pedro da Aldeia e Saquarema, permanecendo até quinta-feira nas bancas. 

Em Cabo Frio, a Folha é o impresso favorito dos leitores de jornal, aponta estudo do Instituto Impacto Pesquisa e Promoções (IPP), realizado anualmente. Segundo o levantamento feito entre 20 de setembro e 10 de outubro de 2022, a Folha tem 39% da preferência em Cabo Frio, seguida de O Globo (20%), O Dia (16%), Extra (12%) e Meia Hora (4%). Demais veículos somam 6%. De acordo com o IPP, foram entrevistadas 950 pessoas nas classes A, B e C. A equipe de pesquisa percorreu a região central da cidade e os bairros do Jardim Caiçara, Parque Burle, Peró, Gamboa, Jardim Esperança e região, Vila Nova, Braga, São Cristóvão e região. 

Folha dos Lagos chegou em 2022 à histórica edição de número 6 mil. Desde o primeiro número, publicado no dia 30 de abril de 1990, o veículo contabiliza mais de 56 mil páginas, cerca de 30km de jornal, mais de 400 mil palavras e cerca de 60 milhões de caracteres contando a história das cidades da Região dos Lagos. 

Enquanto isso, o jornal também avança em suas plataformas digitais. Este ano, a Folha foi selecionada para participar de um treinamento oferecido pelo Google News Initiative. Ao todo, 100 empresas de todo o país fazem parte da ação, que acontece através do Local Lab Brasil, programa de apoio ao crescimento sustentável de empresas jornalísticas de pequeno e médio porte em todo o país. A iniciativa conta com o apoio das organizações Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Confira o artigo do jornalista Thiago Freitas sobre a nova Folha:

Vai longe a possibilidade de definir um jornal apenas como um veiculador de notícias. A função do jornalismo ultrapassa tão rasa tradução. A Folha dos Lagos, tirada como exemplo, ilustra bem o cumprimento da complexa missão de registrar o tempo histórico de uma sociedade. Ao longo de seus mais de 30 anos de atividade, iniciada em abril de 1990, a Folha, através de seus muitos repórteres que atuaram na redação, foi a grande cronista da Região dos Lagos.

O dia a dia das cidades, em todos seus aspectos (político, econômico, social e cultural) estão salvaguardados
em mais de 6 mil edições do jornal. Um feito histórico, e histórico no sentido do ofício historiográfico. Pois um povo sem seu passado preservado é um povo incapaz de compreender seu presente e, tampouco, seu futuro.

Daí a importância da nova fase em que mergulha agora a Folha dos Lagos, resgatando seu princípio na forma de apresentar seu conteúdo ao leitor, em estilo tabloide, exatamente como começou. A mudança, ou remudança, visa a se adequar aos novos tempos do mercado editorial, principalmente para o jornalismo impresso.

Mas como prova de seu espírito sempre inovador, não abre mão de unir o velho hábito de folhear o papel jornal com o de ler a notícias nas telas pixadas do celular. Os recursos de interatividade que levam o leitor do papel às plataformas digitais da Folha serão uma marca desta nova fase, com uso de QR codes para complementação de conteúdos.

É um convite à redescoberta da leitura de notícias, buscando cativar as antigas e novas gerações.

Bem-vindos a um velho novo jornal.