sexta, 25 de abril de 2025
sexta, 25 de abril de 2025
Cabo Frio
23°C
Park Lagos
Park Lagos mobile
Um jornal com história

A vez da inovação: Folha dos Lagos passa a circular em novo formato impresso

Após ultrapassar a edição de número 6 mil, jornal se moderniza e cria edição com maior apelo visual e interatividade entre o impresso e o digital

16 março 2023 - 14h10Por Redação
A vez da inovação: Folha dos Lagos passa a circular em novo formato impresso

Após ultrapassar a edição impressa de número 6 mil, a Folha dos Lagos se reinventa mais uma vez e circula, a partir desta sexta-feira (17), em novo formato. Será um jornal mais moderno e de fácil manuseio, com visual atrativo, ao mesmo tempo em que permanece o zelo com o conteúdo jornalístico, marca dos 33 anos de história deste veículo. A interatividade, ligando o papel ao digital, também será característica desta nova fase. Serão explorados recursos como QR codes, levando o leitor diretamente para os espaços virtuais da Folha. Uma das novidades é que a coluna Informe, assinada pelo jornalista Moacir Cabral, agora passa ocupar página inteira. A circulação também foi ampliada. A partir de sexta, o impresso chega a Cabo Frio e Arraial do Cabo e, de sábado em diante, também a Araruama, Búzios, Iguaba Grande, Maricá, São Pedro da Aldeia e Saquarema, permanecendo até quinta-feira nas bancas. 

Em Cabo Frio, a Folha é o impresso favorito dos leitores de jornal, aponta estudo do Instituto Impacto Pesquisa e Promoções (IPP), realizado anualmente. Segundo o levantamento feito entre 20 de setembro e 10 de outubro de 2022, a Folha tem 39% da preferência em Cabo Frio, seguida de O Globo (20%), O Dia (16%), Extra (12%) e Meia Hora (4%). Demais veículos somam 6%. De acordo com o IPP, foram entrevistadas 950 pessoas nas classes A, B e C. A equipe de pesquisa percorreu a região central da cidade e os bairros do Jardim Caiçara, Parque Burle, Peró, Gamboa, Jardim Esperança e região, Vila Nova, Braga, São Cristóvão e região. 

Folha dos Lagos chegou em 2022 à histórica edição de número 6 mil. Desde o primeiro número, publicado no dia 30 de abril de 1990, o veículo contabiliza mais de 56 mil páginas, cerca de 30km de jornal, mais de 400 mil palavras e cerca de 60 milhões de caracteres contando a história das cidades da Região dos Lagos. 

Enquanto isso, o jornal também avança em suas plataformas digitais. Este ano, a Folha foi selecionada para participar de um treinamento oferecido pelo Google News Initiative. Ao todo, 100 empresas de todo o país fazem parte da ação, que acontece através do Local Lab Brasil, programa de apoio ao crescimento sustentável de empresas jornalísticas de pequeno e médio porte em todo o país. A iniciativa conta com o apoio das organizações Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Confira o artigo do jornalista Thiago Freitas sobre a nova Folha:

Vai longe a possibilidade de definir um jornal apenas como um veiculador de notícias. A função do jornalismo ultrapassa tão rasa tradução. A Folha dos Lagos, tirada como exemplo, ilustra bem o cumprimento da complexa missão de registrar o tempo histórico de uma sociedade. Ao longo de seus mais de 30 anos de atividade, iniciada em abril de 1990, a Folha, através de seus muitos repórteres que atuaram na redação, foi a grande cronista da Região dos Lagos.

O dia a dia das cidades, em todos seus aspectos (político, econômico, social e cultural) estão salvaguardados
em mais de 6 mil edições do jornal. Um feito histórico, e histórico no sentido do ofício historiográfico. Pois um povo sem seu passado preservado é um povo incapaz de compreender seu presente e, tampouco, seu futuro.

Daí a importância da nova fase em que mergulha agora a Folha dos Lagos, resgatando seu princípio na forma de apresentar seu conteúdo ao leitor, em estilo tabloide, exatamente como começou. A mudança, ou remudança, visa a se adequar aos novos tempos do mercado editorial, principalmente para o jornalismo impresso.

Mas como prova de seu espírito sempre inovador, não abre mão de unir o velho hábito de folhear o papel jornal com o de ler a notícias nas telas pixadas do celular. Os recursos de interatividade que levam o leitor do papel às plataformas digitais da Folha serão uma marca desta nova fase, com uso de QR codes para complementação de conteúdos.

É um convite à redescoberta da leitura de notícias, buscando cativar as antigas e novas gerações.

Bem-vindos a um velho novo jornal.

Leia Também

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
Geral

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama
FISCALIZAÇÃO AUSENTE

Falhas no tratamento de esgoto emperram recuperação da Lagoa de Araruama