sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
YARAS EM AÇÃO

Saquarema receberá Campeonato Sul-Americano de Rugby Feminino

Seleção Brasileira busca o 20º título sul-americano no estádio Elcyr Resende, em Bacaxá

07 junho 2022 - 15h47Por Redação

Em busca da consolidação como um polo esportivo, a cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro, está recebendo mais uma grande competição internacional.  Dias 10 e 11 de junho, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Turismo, em parceria com a Confederação Brasileira de Rugby, realizará a 21ª edição do Campeonato Sul-Americano de Rugby na categoria Seven Feminino. A competição será realizada a partir das 10 horas, no Estádio Elcyr Resende de Mendonça, em Bacaxá. Esta será a primeira vez que o município realiza um evento da modalidade, cuja expectativa é reunir grandes atletas nacionais e internacionais. 

– Receber em Saquarema o Sul-Americano de Seven Feminino de Rugby é um privilégio, além da reafirmação de que a cidade tem vocação para sediar competições de várias modalidades esportivas. Preparar Saquarema para receber com qualidade os atletas e torcedores do mundo todo e solidificar sua imagem como a capital nacional do esporte é um desafio que estamos cumprindo – explicou a prefeita de Saquarema, Manoela Peres.

Seleções participantes

A competição contará com participação das seleções da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Paraguai, Peru e Uruguai, além das Yaras - como são conhecidas as jogadoras da seleção brasileira feminina de rugby que, após quase seis anos sem jogar em solo brasileiro, buscam o 20º título sul-americano.  

– Este é mais um grande evento esportivo que conseguimos trazer para Saquarema. Com isso, estamos nos consolidando como um grande polo esportivo no Estado do Rio de Janeiro.  Estas competições são de extrema importância pois nos ajudam a divulgar a cidade para o resto do país e do mundo, além de movimentar a economia local – completou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro.

O rugby

Surgido em 1823 na Inglaterra, o rugby é um esporte que exige muita resistência, habilidade e estratégia por parte dos atletas. O campo de disputa possui duas traves, em formato de H, e o objetivo do jogo é conduzir uma bola oval, com as mãos ou chutando, até a linha de fundo do time adversário e encostá-la no chão, realizando um try e chutando ao gol para obter pontuação extra. A regra permite apenas passes para as laterais ou para trás, mas é válido segurar e derrubar o oponente que esteja com a posse da bola, realizando um tackle. A categoria Seven é disputada por sete atletas de cada lado em dois tempos com sete minutos cada.

Apresentada pela Tim, a 21ª edição do Campeonato Sul-Americano de Rugby na categoria Seven Feminino terá como ingresso 1kg de alimentos não perecíveis que serão destinados à população carente do município.