sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Esportes

Prefeitura de Rio das Ostras, em parceria com Sesc, reúne ciclistas no projeto Orla Viva

Cerca de 150 ciclistas aderiram a pedalada que abriu a primeira edição do Orla Viva

19 agosto 2019 - 15h40
Prefeitura de Rio das Ostras, em parceria com Sesc, reúne ciclistas no projeto Orla Viva

Quem passou pela Praça São Pedro no último domingo, 18, percebeu uma movimentação diferente. Cerca de 150 ciclistas aderiram a pedalada que abriu a primeira edição do Orla Viva, evento promovido pela Prefeitura de Rio das Ostras, em parceria com o Sesc RJ, com o objetivo de valorizar o uso da bicicleta como transporte alternativo, além de incentivar os participantes a apreciarem as belezas naturais da cidade, principalmente das praias.

Foram quase 7 Km de percurso saindo da Praça São Pedro e passando por Boca da Barra, a Ponte de Madeira, Praça da Baleia, orla de Costazul e Emissário Submarino, onde houve um ponto de hidratação. O retorno foi pelo mesmo trajeto.

Durante a largada, era possível ver pessoas de todas as idades. Crianças, jovens, adultos e idosos vestidos com a camisa revestida com a proteção do raio UV distribuída pelo Sesc, que também incentivou o uso do protetor solar entregando saches com o produto. Tudo de graça. Além disso, a população pôde participar de outras atividades como informações diversas sobre saúde e hidratação. O evento teve encerramento com a apresentação de show musical, oferecido pela Fundação Rio das Ostras de Cultura.

Frutas, água e refrescos foram distribuídos para quem participou do evento. Durante o restante do dia, a criançada brincou no pula-pula, na pista de carrinhos, na tenda com o formato de boca, onde aprenderam mais sobre higiene bucal. Um evento para toda a família.

“A ideia surgiu com a proposta de incentivar nossa população a aderir à bicicleta como um veículo alternativo para locomoção e até mesmo tê-la como transporte diário para ir trabalhar e estudar. Além disso, a prática da pedalada colabora para melhorar a saúde, diminui o fluxo do trânsito e contribui para a diminuição do impacto da poluição do ar. Vale lembrar que adiantamos a celebração do Dia do Ciclista, comemorada em 19 de agosto”, contou Marcos Rezende, secretário de Transporte, Acessibilidade e Mobilidade Urbana de Rio das Ostras.

Guilherme Almeida e Vanessa Adegas, por exemplo, trouxeram o filho Arthur Almeida para incentivá-lo a ter gosto pelo esporte. “A gente sempre leva ele para surfar e nadar. A praia está na rotina do nosso filho desde muito pequeno. Agora a bicicleta chegou na vida dele e vamos dar a oportunidade dele curtir esta atividade física”, contou o pai.

Da natação para a pedalada. Esta é a história da jovem Kezya Guimarães. “Há alguns anos escolhi a natação como esporte regular na minha vida, mas quando soube do projeto Orla Viva fiz minha inscrição logo no primeiro dia pelo site da Prefeitura. Quando mais atividade física, melhor”, contou.

Para a estrutura do evento, a Prefeitura disponibilizou a Guarda Municipal, que colaborou com o fechamento de ruas e fluxos no trânsito, e ambulância. O evento também teve o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

PARCERIA – Desde janeiro de 2019, a Prefeitura vem buscando parcerias para a realização de seus eventos e o Sesc é um dos maiores aliados. O Sesc Verão, que trouxe 45 dias de lazer para a orla de Costazul em janeiro, e o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival foram sucesso de crítica e público. Os eventos estimulam a vinda de turistas, movimentando significativamente a economia local.

“Este é um evento para a família. Todos podem participar juntos, promovendo a união. A bicicleta é um transporte alternativo e um dos nossos objetivos é incentiva a sua prática e a educação no trânsito”, disse Rondinelle Esteves, analista técnico de esporte do Sesc Nova Friburgo.

CELEBRAÇÃO – Desde de 2018, o Dia do Ciclista em 19 de agosto foi reconhecido por lei. O objetivo é promover a educação e a paz no trânsito, além de incentivar o uso da bicicleta como veículo de transporte convencional.