quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Esportes

Peró vai sediar Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas

Competição Troféu Maria Lenk vale vaga para mundial na Coreia do Sul

15 março 2019 - 10h05
Peró vai sediar Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas

Cerca de 70 atletas da elite brasileira de esportes aquáticos são esperados no Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas Troféu Maria Lenk, que vai acontecer no Peró ainda no mês de abril, no dia 14. O projeto foi apresentado esta semana pelo presidente da Câmara, Luis Geraldo, junto com Ricardo Ratto, supervisor de maratonas aquáticas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e o Diretor da H2 Events, Hayllan Lima, ao secretário de Turismo da cidade, Radamés Muniz.

Segundo o presidente da Câmara, o incentivo a boas práticas também é fundamental no mandato de um vereador.

– Meu papel como vereador e presidente da Câmara vai além de legislar, ele também envolve um importante papel de incentivar boas práticas para formação de uma sociedade melhor. Nem todos dão a devida atenção ao esporte. A função da atividade física vai muito além da prática. Um jovem que pratica atividade física ele se distancia das drogas e outras coisas negativas – declarou.

Com provas de 1 km, 2,5 km e 5 km, são esperados mais de 700 atletas participantes, sendo 70 destes da elite da natação, como por exemplo, a brasileira Ana Marcela, considerada a melhor atleta do mundo de maratona aquatica. Além dos adultos, os atletas infantis também terão vez, com provas de distâncias menores.

O evento ganha importância, ao classificar dois homens e duas mulheres para o mundial da categoria a ser disputado na Coreia do Sul em julho. Segundo um dos organizadores, o empresário Hayllan Lima, “a mídia espontânea e a visibilidade que a prova irá gerar é imensurável, uma vez que, por ser classificatória pro mundial, toda a imprensa nacional estará presente, levando o nome da cidade para inúmeros lugares”.

O vice-presidente da Associação da Costa do Peró, empresário Carlos Cunha, informou que desde novembro mantém conversas com os organizadores da prova para tentar trazê-la para o Peró.

– Este evento era para acontecer em outra cidade. Depois de inúmeras tentativas, conseguimos trazer os organizadores para conhecer a Costa do Peró, e estes se encantaram com o que viram. A Bandeira Azul e a facilidade de ter a orla fechada para o trânsito, além das condições de limpeza da água, foram fatores predominantes para a escolha de nossa localidade. O mais interessante, além da visibilidade para a Cabo Frio, é recebermos na baixa temporada um público altamente qualificado. Quando falamos em eventos esportivos, não nos referimos apenas aos atletas, mas também aos seus familiares, equipes e patrocinadores. Todos se hospedam nos hotéis da cidade, se alimentam em seus restaurantes e consomem no comércio, o que movimenta a economia local – declarou.

– A Costa do Peró, que vai da Gamboa ao Pontal, tem tudo para se tornar uma referência em eventos de qualidade. Em dezembro já realizamos a Corrida Cervejeira na orla da Bandeira Azul, que foi um sucesso e se repetirá este ano. Em abril teremos este evento de natação que ocupa do Peró ao Pontal. Para outubro já está prevista uma corrida e uma competição de mountain bike na área da Ilha do Japonês (Caminho Verde) e Praia das Conchas. A idéia é chegar a todos os locais que abrangem a atuação de nossa entidade com eventos de qualidade, que agreguem valor com bom público e receita – afirmou a Presidente da Associação da Costa do Peró, a empresária Corine Muller.

O secretário de Turismo, Radamés Muniz, lembra que Cabo Frio tem um enorme potencial para o turismo esportivo, e que a vinda de grandes eventos, como o Troféu Maria Lenk, ajudam a divulgar outros atrativos do destino.

– Por muitos anos Cabo Frio foi divulgada como sendo, somente, uma cidade de praias bonitas, e as pessoas compraram essa ideia. Mas Cabo Frio é muito mais do que somente belas praias. Temos história, temos cultura, temos gastronomia, temos entretenimento, e também temos praias, e nossas praias não são apenas para o lazer: elas possuem condições perfeitas quem gosta do turismo esportivo. Ano passado a Praia do Forte recebeu o Sul-Americano de Canoa Havaiana e o Aloha Spirit. Em abril será a vez do Peró  receber este evento de natação em águas abertas de nível internacional – explicou Radamés Muniz, lembrando que outros grandes eventos já demonstraram interesse em vir para Cabo Frio.