Assine Já
terça, 19 de outubro de 2021
Região dos Lagos
20ºmax
17ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
Cabo Frio

Espaço Expo Lendas do Surf celebra memória de Telmo Moraes

Foram realizadas palestras, homenagens e ações de conscientização, além da inauguração da sala de audiovisual e biblioteca

26 agosto 2019 - 14h59
Espaço Expo Lendas do Surf celebra memória de Telmo Moraes

Durante todo o sábado (24), o Espaço Expo Lendas do Surf, que guarda as memorias e o legado do ícone do surf carioca Telmo Moraes, recebeu programação intensa com a participação de atletas, artistas e alunos das escolas municipais de Cabo Frio.

No período da manhã, os alunos das escolas municipais João Evangelista, no bairro Botafogo, e Renato Azevedo, que atende crianças com deficiência, participaram de visita guiada pelos surfistas Caio Teixeira (filho do Telmo) e pelo campeão Victor Ribas. Em seguida, eles assistiram à palestra “O plástico nos oceanos e sua consequência”, ministrada pela ONG Mar sem Lixo.

Na área externa os alunos puderam participar da arborização do entorno, com plantio de 30 mudas de clusias, auxiliados pela Secretaria de Meio Ambiente e Comsercaf. Duas oficinas de skate e slackline organizadas pela equipe da Secretaria de Esporte e Lazer, animaram os alunos, que ainda participaram de uma aula de grafite com a grafiteira Bianca Vieira.

Durante a tarde, teve mais visita guiada, duas palestras: a primeira do Instituto Escola do Mar, ministrada por Osni Guaiano; e a segunda sobre Sandboarding, com Rafael Marendino. A programação encerrou à noite com exposição de curta metragem sobre surf e participação especial das bandas Surf City e os Surfaris.

No palco, durante os shows, o ciclista “Tatu”, foi homenageado por ter representado a cidade em uma das provas mais importantes do mundo na modalidade, a Paris Brest Paris, organizado pelo Club Audax Parisien.

Estavam presentes, durante toda a celebração, a família de Telmo Moraes, responsável pela gestão do espaço e pela organização das atividades: Alessandra Teixeira, viúva do Telmo, e os filhos Caio, Priscila e Derek Teixeira, além do sogro do Telmo, Ronaldo.

O prefeito Dr. Adriano Moreno visitou o espaço e lembrou da importância de Telmo para o esporte cabo-friense ao descerrar a fita no início do evento. O secretário de Esporte e Lazer Flávio Rebel, de Meio Ambiente Mario Flávio, de Cultura Milton Alencar Jr, e de Desenvolvimento da Cidade Felipe Araújo, também participaram.

Entrega do Memorial e da Sala de Audiovisual

Durante o evento foram entregues as novas instalações do espaço, a sala de leitura e o espaço audiovisual, com mobiliário construído todo a base de material reciclável e a mão de obra dos servidores municipais, artesãos e voluntários da cidade.

A sala de leitura abriga a biografia completa do surfista, nascido em 18 de agosto de 1952, era natural do Rio de Janeiro e escolheu Cabo Frio para morar em 1978. O registro contém toda a história e detalhes da trajetória de Telmo, como “garimpeiro” de raridades. Além disso, um acervo com de 2500 exemplares de revistas especializadas em surf como Brasil Surf, Fluir, Alma Surf e outras podem ser manuseadas no local.

A área de audiovisual vai receber sessões de filmes especializados em surf e temas relacionados, e servirá, também, para trabalhos sócio ambientais, esportivos, culturais e turísticos para crianças da rede municipal de ensino, estadual, escolas particulares, projetos sociais e outros. Agendamentos de visitas ou utilização do espaço podem ser feitas pelo do e-mail [email protected] ou no telefone (22) 99208-9351 (WhatsApp) com Sarita Pessoa, responsável pelos agendamentos.

 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.