Assine Já
quarta, 20 de outubro de 2021
Região dos Lagos
18ºmax
14ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
Canoa Havaiana

​Equipe Mana Brasil embarca rumo à Austrália

Grupo representará o Brasil na categoria por equipe (V6) feminina para atletas com mais de 40 anos

08 agosto 2019 - 18h25Por Redação I Foto: divulgação
​Equipe Mana Brasil embarca rumo à Austrália

Após muita luta para conseguir recursos e garantir a sua participação no Mundial de Longa Distância 2019 de Canoa Polinésia (Va’a), que acontece de 9 a 16 de Agosto em Sunshine Coast, na Austrália, a equipe Mana Brasil Clube Náutico de Cabo Frio (CNCF) embarcou nesta quarta, dia 7 de agosto, para representar o Brasil, o Estado do Rio de Janeiro e a Região dos Lagos junto aos melhores do esporte no mundo. A equipe composta por seis atletas com mais de 40 anos está confiante para conquistar uma medalha na disputa.
“Todo ano nós garantíamos a vaga para o mundial, mas infelizmente até então não havíamos conseguido recursos suficientes para nossa participação, já que os custos de deslocamento e hospedagem são altos. É a primeira vez que nossa equipe embarca para um Mundial fora do Brasil e vamos batalhar muito para trazer uma medalha”, afirmou Dayone Rossi, atleta, treinadora e capitã da Mana Brasil CNCF.
A batalha foi grande até garantir a participação. Desde o início do ano a equipe buscava apoio junto ao empresariado local, realizou eventos para arrecadação de recursos como bingos, brechós, feijoada, cursos e até uma vaquinha online. A sensibilização atingiu a mídia local e no último mês o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, recebeu a equipe e, além de garantir o apoio institucional ao clube, aportou as passagens aéreas de duas atletas, possibilitando a participação da Mana Brasil CNCF no campeonato.
“Estar na competição já é uma conquista das meninas e do Clube Náutico de Cabo Frio, pois sabemos o quanto atletas de ponta no Brasil em diversas modalidades enfrentam dificuldades para dar continuidade às suas carreiras e representar nosso país em competições internacionais. Mas acreditamos muito na vocação da nossa cidade nos esportes náuticos e a Canoa Polinésia ou Canoa Havaiana, como é conhecida por aqui, tem se mostrado um esporte muito forte na nossa região. Por isso nosso esforço em mobilizar a sociedade como um todo para a manutenção desse esporte inclusivo, já que contempla todas as idades, que trabalha muito bem a coletividade e reforça nossa vocação náutica”, enfatizou Paulo César Pereira Alves, Comodoro do CNCF.
A Mana Brasil CNCF é composta por seis atletas: Dayone Rossi, Mariana Santa Roza, Alice Nassif, Marta Terra, Simone Rená e Alisa de Lalor. As integrantes farão parte da delegação representada pela Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA). A previsão de realização da prova da categoria V6 Master 40 Feminina é no dia 13 de agosto às 1h35 pm (horário da Austália). Serão nove países competindo (Austrália, Brasil, Canadá, Califórnia, Hawaí, Hong Kong, Nova Zelândia, Tahiti e Singapura) em um percurso de 24km. 
A equipe nasceu em 2012 pelo ideal da professora de Educação Física, atleta e atual capitã Dayone Rossi de formar um pequeno grupo de amigas e remadoras de OC1 (canoas individuais) para competir na categoria V6 (com 6 pessoas). Desde então, elas disputaram diversos estaduais (sagrando-se vencedoras na maioria), brasileiros e sul-americanos na Argentina, Chile, Peru e Brasil, sendo Tri-campeãs MASTER da América do Sul em 2018. O maior título foi o Mundial de 2014, com ouro na categoria MASTER e prata na OPEN.
Apoiam a Mana Brasil Clube Náutico de Cabo Frio: Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, Mercado Tropical, Espaço Laser, Escola de Canoagem Dayone Rossi, Estevão Locações e Extima Força Muscular.