quinta, 18 de abril de 2024
quinta, 18 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Canoa Havaiana

​Equipe Mana Brasil embarca rumo à Austrália

Grupo representará o Brasil na categoria por equipe (V6) feminina para atletas com mais de 40 anos

08 agosto 2019 - 18h25Por Redação I Foto: divulgação
​Equipe Mana Brasil embarca rumo à Austrália

Após muita luta para conseguir recursos e garantir a sua participação no Mundial de Longa Distância 2019 de Canoa Polinésia (Va’a), que acontece de 9 a 16 de Agosto em Sunshine Coast, na Austrália, a equipe Mana Brasil Clube Náutico de Cabo Frio (CNCF) embarcou nesta quarta, dia 7 de agosto, para representar o Brasil, o Estado do Rio de Janeiro e a Região dos Lagos junto aos melhores do esporte no mundo. A equipe composta por seis atletas com mais de 40 anos está confiante para conquistar uma medalha na disputa.
“Todo ano nós garantíamos a vaga para o mundial, mas infelizmente até então não havíamos conseguido recursos suficientes para nossa participação, já que os custos de deslocamento e hospedagem são altos. É a primeira vez que nossa equipe embarca para um Mundial fora do Brasil e vamos batalhar muito para trazer uma medalha”, afirmou Dayone Rossi, atleta, treinadora e capitã da Mana Brasil CNCF.
A batalha foi grande até garantir a participação. Desde o início do ano a equipe buscava apoio junto ao empresariado local, realizou eventos para arrecadação de recursos como bingos, brechós, feijoada, cursos e até uma vaquinha online. A sensibilização atingiu a mídia local e no último mês o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, recebeu a equipe e, além de garantir o apoio institucional ao clube, aportou as passagens aéreas de duas atletas, possibilitando a participação da Mana Brasil CNCF no campeonato.
“Estar na competição já é uma conquista das meninas e do Clube Náutico de Cabo Frio, pois sabemos o quanto atletas de ponta no Brasil em diversas modalidades enfrentam dificuldades para dar continuidade às suas carreiras e representar nosso país em competições internacionais. Mas acreditamos muito na vocação da nossa cidade nos esportes náuticos e a Canoa Polinésia ou Canoa Havaiana, como é conhecida por aqui, tem se mostrado um esporte muito forte na nossa região. Por isso nosso esforço em mobilizar a sociedade como um todo para a manutenção desse esporte inclusivo, já que contempla todas as idades, que trabalha muito bem a coletividade e reforça nossa vocação náutica”, enfatizou Paulo César Pereira Alves, Comodoro do CNCF.
A Mana Brasil CNCF é composta por seis atletas: Dayone Rossi, Mariana Santa Roza, Alice Nassif, Marta Terra, Simone Rená e Alisa de Lalor. As integrantes farão parte da delegação representada pela Confederação Brasileira de Va’a (CBVAA). A previsão de realização da prova da categoria V6 Master 40 Feminina é no dia 13 de agosto às 1h35 pm (horário da Austália). Serão nove países competindo (Austrália, Brasil, Canadá, Califórnia, Hawaí, Hong Kong, Nova Zelândia, Tahiti e Singapura) em um percurso de 24km. 
A equipe nasceu em 2012 pelo ideal da professora de Educação Física, atleta e atual capitã Dayone Rossi de formar um pequeno grupo de amigas e remadoras de OC1 (canoas individuais) para competir na categoria V6 (com 6 pessoas). Desde então, elas disputaram diversos estaduais (sagrando-se vencedoras na maioria), brasileiros e sul-americanos na Argentina, Chile, Peru e Brasil, sendo Tri-campeãs MASTER da América do Sul em 2018. O maior título foi o Mundial de 2014, com ouro na categoria MASTER e prata na OPEN.
Apoiam a Mana Brasil Clube Náutico de Cabo Frio: Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, Mercado Tropical, Espaço Laser, Escola de Canoagem Dayone Rossi, Estevão Locações e Extima Força Muscular.