quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
DO CAIÇARA PARA O MUNDIAL DE CLUBES

Atacante cabo-friense Rafael Navarro fecha ano de sucesso com transferência para o Palmeiras

Conheça a trajetória do artilheiro que assinou até 2026 com atual campeão da Taça Libertadores da América

24 dezembro 2021 - 16h46Por Rodrigo Branco

O ano de 2021 definitivamente mudou a vida do atacante Rafael Navarro. Cabo-friense nascido no Jardim Caiçara e que deu os primeiros chutes no campo do América, da Praia do Siqueira, Navarro agora vai desfilar sua técnica e oportunismo pelo Palmeiras, atual campeão da Taça Libertadores, que anunciou a sua contratação nesta quarta-feira, dia 22. Em fevereiro, o destino será os Emirados Árabes Unidos, onde o Alviverde disputará o Mundial de Clubes da Fifa e assim, quem sabe, o jovem de 21 anos conseguirá chegar ao topo do mundo, tão sonhado pela torcida palestrina.

A transferência para o clube paulista, com o qual assinou contrato até o fim de 2026, é o ponto alto de uma temporada de muita luta e trabalho pelo Botafogo, onde estava desde 2018 e com o qual foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro. Pelo clube da Estrela Solitária, foram 18 gols marcados [sendo 15 deles, na campanha vitoriosa na Série B] em 63 participações. Ao fim da temporada, chegou a se cogitar uma ida para o Minnesota United, da Liga Norte-Americana, mas Navarro e o estafe decidiram pela permanência no Brasil.

– Estou muito grato a Deus, à minha família e ao Palmeiras por abrir as portas para mim. A minha temporada de 2021 foi maravilhosa, foi um ano mágico e agradeço também ao Botafogo por ter acreditado no meu trabalho. Quando recebi a proposta, foi uma felicidade enorme, afinal é o maior campeão do Brasil. Estou muito feliz e espero corresponder à altura – disse o atacante, em sua apresentação ao time paulista.

A ‘cabeça no lugar’ é apontada como uma característica precoce pela família, que também revelou o atacante André, ex-Santos, Sport e Dínamo de Kiev, primo de Navarro. Aos 12 anos, depois de passar por escolinhas em Cabo Frio, o agora centroavante palmeirense começou a treinar nas divisões de base do Fluminense, em Xerém, para onde era levado três vezes por semana, para treinar e jogar. Naquela época, juntamente com Rafael Navarro, um grupo de garotos cabo-frienses também se deslocava para a Baixada Fluminense em busca do sonho de vencer nos gramados.

Com 13 anos, passou a morar próximo ao Centro de Treinamento do Tricolor e ficou no clube até os 17 anos, quando se transferiu para o Atlético Goianiense. No clube do Centro-Oeste, teve as primeiras oportunidades no profissional até que, em 2018, foi para o Alvinegro Carioca, onde mostrou suas qualidades como a presença de área e a finalização. De acordo com seu primo Marcelo Santos, o Marcelão, que também foi jogador profissional, os passos na carreira de Navarro estão sendo bem pensados.

– Ele é um garoto diferente dos outros, porque é muito trabalhador. Ele mora com o pai, é muito centrado nesse mundo do futebol. Desde os 12 anos, vive nisso aí, vai para Xerém. Hoje, jogar no Palmeiras é um sonho para todo jogador. Só de disputar o Mundial de Clubes já é uma grande coisa – pondera.

A opção por ficar na terra natal, além da chance de jogar num gigante do futebol nacional, hoje um dos clubes mais poderosos do país, possivelmente também tem outra motivação: entrar no radar para uma possível convocação para a Seleção Brasileira, se não para a Copa do Catar, em novembro do ano que vem, para a sequência do trabalho, uma vez que hoje há carência na posição de centroavante no futebol brasileiro. Enquanto isso não acontece, Cabo Frio terá a chance de ver mais um filho da terra amada brilhando nos gramados do Brasil e do exterior.