sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Esportes

Após pandemia, Liga de Futsal de Cabo Frio volta à ativa com competições confirmadas

Objetivo é retomar época de ouro do esporte na cidade; primeiro campeonato começa no dia 10 de junho

19 maio 2023 - 08h00Por Redação
Após pandemia, Liga de Futsal de Cabo Frio volta à ativa com competições confirmadas

Desde março a Liga Cabofriense de Futsal tem novo presidente: Victor Hugo Ferreira foi eleito para um mandato de três anos, sucedendo Anderson “Mangueira” Lopes, que viu a pandemia esfriar um dos esportes mais tradicionais da cidade. Foram dois anos de competições suspensas e times que foram desfeitos.

– Infelizmente não consegui realizar nenhuma competição no meu mandato por causa da Covid, mas agora os times estão voltando, as competições estão acontecendo… Acredito que neste ano a liga vai ter bastante êxito, e já me coloquei à disposição do Victor para ajudá-lo – disse Mangueira, que vê os anos de 1990 como o auge do esporte.

Em conversa com a Folha, o novo presidente da Liga disse que as expectativas são altas.

– O futsal cabo-friense sempre foi fantástico. Para a minha geração, acredito que o auge tenha sido no ano de 2014, quando havia jogos de alto nível do Campeonato Carioca e da Liga Nacional de Futsal em Cabo Frio. E sempre acreditamos que podemos retornar com a época de ouro do futsal cabo-friense, porém é preciso muito trabalho e, principalmente, tempo. O primeiro passo já demos, que era a retomada dos clubes para a liga. O segundo já estamos caminhando, que é a realização dos campeonatos, e estamos buscando mais para que possamos voltar com o brilho do futsal cabo-friense. Inclusive a liga está de portas abertas para as empresas que queiram ajudar com essa retomada, porque, para se fazer os campeonatos, existem custos com troféu, medalhas, bolas, arbitragem, dentre outros. A meta, para essa, que é minha primeira gestão como presidente, é resgatar as competições para fomentar o futsal cabo-friense, além de levar todo suporte possível para os clubes filiados a esta liga – disse Victor Hugo.

Se por um lado Victor é novo na função de comando da entidade, por outro já tem experiência de sobra. Assim como Mangueira, ele também é “cria” da liga, participando de competições desde criança, nas categorias de base. E também já atuou como secretário entre os anos de 2013 e 2016, quando o “xerife” era o pai dele, Dário Monteiro, atual vice-presidente técnico.

– Em 2015 me formei árbitro da Federação de Futsal do estado do Rio de Janeiro, logo assim que completei meus 18 anos. Em 2017, me formei árbitro da Federação de Beach Soccer do estado do Rio de Janeiro, e hoje, com 26 anos, estou como presidente da Liga Cabofriense de Futsal. O cenário do futsal cabo-friense, desde que estive trabalhando na Liga com o Dário, para o cenário atual, é completamente diferente. Desde 2016 para cá, a Liga Cabofriense de Futsal só realizou um campeonato, que durou no máximo dois meses. É assustador ver que uma cidade como Cabo Frio, casa do futsal na Região dos Lagos, teve apenas um campeonato no período de seis anos. Cabo Frio já teve Campeonato Regional, Municipal, Torneio Início, dentre outros, anualmente, além de já ter sido palco de jogos da elite do futsal brasileiro, como a Liga Nacional de Futsal – lembrou.

À Folha, Victor também contou que desde que assumiu a presidência da entidade, em março, já conseguiu ativar o CNPJ.

– Tivemos a ajuda muito importante do contador Ueliton Barreto para isso. O cadastro estava inapto há 5 anos, por omissão de declaração dos anos anteriores. Também retomamos conversas com os clubes filiados para o retorno dos campeonatos. Na categoria de base, que é o nosso principal foco neste momento, já temos oito equipes confirmadas para o Campeonato Municipal, que começa dia 10 de junho. No adulto ainda teremos uma reunião para tratar do calendário, mas as equipes filiadas e interessadas já nos procuraram para saber do assunto – informou Victor, lembrando que hoje a entidade tem 12 equipes filiadas e duas a confirmar.

Além do Campeonato Municipal, a Liga de Futsal de Cabo Frio também está atuando em parceria na realização do Campeonato Intermunicipal da categoria de base de futsal, que tem equipes de Cabo Frio, Búzios, São Pedro, Rio Bonito e Friburgo.