terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
29°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CULTURA

Vídeoaulas gratuitas com educadores da região levam arte para a população

Projeto 'Tribal Educa - Circuito de Arte-Educação' democratiza conhecimento

12 agosto 2021 - 14h31Por Redação

 A Associação Cultural Tributo à Arte e à Liberdade (Tribal), entidade de Utilidade Pública Municipal de Cabo Frio e Ponto de Cultura, oferece a partir desta sexta-feira (13) a 17 de setembro uma série de vídeoaulas gratuitas para fomentar a reflexão e crítica sobre a produção artística, o ensino de artes e a preservação do patrimônio cultural. As aulas serão ministradas por educadores e artistas renomados da região, como os mestres bonequeiros Tânia Arrabal e Clarêncio Rodrigues. José Facury Heluy, Yuri Vasconcellos, Tainá Lasmar e Ana Luiza Barbosa completam o time dos educadores. A Tribal é formada por artistas-educadores de diversos segmentos que resolveram unir suas forças para concretizar ideias, realizar projetos, formar plateias, mostrar valores culturais, fomentar a arte-educação e transformar a política cultural. 
 
Serão abordadas as temáticas das artes cênicas e teatro de animação, fotografia e ensino de arte e cultura. O público alvo são adolescentes, jovens e adultos, sendo estudantes ou profissionais da cultura e da educação.
Cada ação educativa tem duração de 60 minutos. Todas serão publicadas na página da Tribal no Facebook. O projeto é uma apresentação do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc. 
As videoaulas serão lançadas semanalmente, sempre às sextas-feiras, às 10h da manhã, a partir do dia 13 de agosto. As aulas permanecerão disponíveis na página após o lançamento. Confira a programação:
 
•    O Ator e a Cena - a transfiguração animal e o desdobramento cenográfico construtivista
José Facury - 13/08 - 10h

•    O Teatro de Bonecos também na Educação. E por que não? - Bonecos de luva: escultura substrativa em espuma 
Tânia Arrabal - 20/08 - 10h

•    Maquiagem de Teatro para Atores
Tainá Lasmar - 27/08 - 10h

•    Tá na hora de fazer ARTE!!! - passos iniciais para desenhar, pintar e criar! 
Yuri Vasconcellos - 03/09 - 10h

•    Fotografia para Professores - dicas e reflexões para o registro pedagógico 
Ana Luiza Barbosa - 10/09 - 10h

•    Confecção e montagem de marionetes
Clarencio Rodrigues - 17/09 - 10h

Sobre a Tribal
Criada em 2003, a Associação Cultural Tributo à Arte e à Liberdade é formada por artistas-educadores de diversos segmentos que resolveram unir suas forças para concretizar ideias, realizar projetos, formar plateias, mostrar valores culturais, fomentar a arte-educação e transformar a política cultural da Região dos Lagos. Dança, literatura, música, teatro, fotografia, cinema, ciranda, jongo, artes plásticas, teatro de bonecos - são inúmeros os temas e linguagens artísticas dos projetos já desenvolvidos pela Associação ao longo dos 187 anos de existência. A Tribal é Ponto de Cultura certificado pelo Programa Cultura Viva, tem reconhecimento como entidade de Utilidade Pública Municipal (Cabo Frio/RJ) e homenageada com a Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
 
Serviço
 
Videoaulas Tribal
Data: de 13 de agosto a 17 de setembro, com lançamento de nova videoaula em todas as sextas-feiras
Hora: 10h
Onde assistir: facebook.com/tribalcultural 
   
Ponto de Cultura certificado pelo Programa Cultura Viva, tem reconhecimento como entidade de Utilidade Pública Municipal (Cabo Frio/RJ) e homenageada com a Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
  
Apresentação do Projeto

O Circuito TRIBAL EDUCA tem como planejamento a realização de 06 ações de caráter educativo relacionadas à cultura e à arte, que serão veiculadas gratuitamente na internet. Todas as ações do Circuito têm em comum a valorização da reflexão, da criação e do ensino em arte e cultura. Será um importante passo para a continuidade de uma das principais linhas de ação do Ponto de Cultura, que realizou, na última década, dezenas de ações culturais em formato de oficinas educativas e cursos livres. A proposta é lançar esse diverso e rico Circuito com as 06 ações educativas desenvolvidas sob o Selo TRIBAL EDUCA. Os facilitadores dos processos educativos serão profissionais que fazem parte do Ponto de Cultura da TRIBAL, como José Facury, Clarencio Rodrigues, Tânia Arrabal, Ana Luiza Barbosa, Yuri Vasconcellos Tainá Lasmar e Ravi Arrabal, todos com ampla experiência com ações culturais educativas. Serão abordadas as temáticas das artes cênicas e teatro de animação, audiovisual e ensino de arte e cultura. Cada ação educativa tem duração prevista de 60 minutos.
Objetivos do Projeto
• Promover 06 ações educativas relacionadas à arte e à cultura gratuitamente pela internet.
• Democratizar o acesso a diferentes conhecimentos e técnicas trabalhados e pesquisados pelos associados do Ponto de Cultura da TRIBAL.
• Fomentar a reflexão e crítica sobre a produção artística, o ensino de artes e a preservação do patrimônio cultural.
• Garantir a continuidade das ações do Ponto de Cultura da Associação Cultural TRIBAL.
Estratégias de realização
A partir da revisão do projeto e do alinhamento de toda a equipe envolvida nas ações, serão desenvolvidas, para cada uma das ações, os seguintes passos: pesquisa, planejamento didático e de produção, gravação, edição da gravação, divulgação e lançamento na internet.
Acessibilidade e Democratização do acesso
Todas as ações desenvolvidas serão disponibilizadas gratuitamente em plataformas da internet, possibilitando o acesso por qualquer interessado.
Público-alvo
Adolescentes, jovens e adultos, sendo estudantes ou profissionais da cultura e da educação.
SOBRE AS VIDEOAULAS:

•    O Ator e a Cena - a transfiguração animal e o desdobramento cenográfico construtivista
José Facury - 13/08 - 10h

•    O Teatro de Bonecos também na Educação. E por que não? - Bonecos de luva: escultura substrativa em espuma 
Tânia Arrabal - 20/08 - 10h

•    Maquiagem de Teatro para Atores
Tainá Lasmar - 27/08 - 10h

•    Tá na hora de fazer ARTE!!! - passos iniciais para desenhar, pintar e criar! 
Yuri Vasconcellos - 03/09 - 10h

•    Fotografia para Professores - dicas e reflexões para o registro pedagógico 
Ana Luiza Barbosa - 10/09 - 10h

•    Confecção e montagem de marionetes
Clarencio Rodrigues - 17/09 - 10h